Marchar ou engolir sapos?

O grupo parlamentar da UNITA, o maior partido da oposição que o MPLA ainda permite que exista em Angola, onde é governo há 44 anos, solidarizou-se hoje com a marcha programada, para sábado, por trabalhadores angolanos de centrais sindicais, em protesto contra o aumento do custo de vida.

A marcha organizada por trabalhadores filiados na União Nacional de Trabalhadores Angolanos (UNTA) – Confederação Sindical tem como objectivo reclamar contra a perda do poder de compra dos salários, a precariedade do emprego e instar as autoridades a aplicarem medidas políticas de justiça social.

Num comunicado distribuído hoje à imprensa, o grupo parlamentar da UNITA refere que tem acompanhado “com apreensão o degradar da situação económica e social dos angolanos”.

Segundo a nota, os angolanos viram diminuídos os rendimentos das empresas, dos trabalhadores e das famílias, e perderam poder de compra face ao aumento exorbitante dos produtos da cesta básica, da criminalidade, a escassez de medicamentos, o mau atendimento nos hospitais.

A desvalorização da moeda, a débil distribuição de energia eléctrica e água, a intransitabilidade nas estradas nacionais, secundárias e terciárias, entre outros problemas, também têm afectado os angolanos, descreveu a UNITA.

“Este estado de coisas tem aumentado a crise no seio das famílias angolanas, com consequências drásticas como a fome, a pobreza, o desemprego, o aumento de mortes por doenças evitáveis, que movem a consciência cidadã a levantar-se para exigir do executivo uma solução eficaz dos problemas que o país enfrenta”, sublinha-se na nota.

Nesse sentido, o grupo parlamentar da UNITA manifestou a sua solidariedade “com a luta dos trabalhadores filiados na UNTA-CS e as demais centrais sindicais, associações profissionais e cidadãos ávidos de uma melhoria da sua condição de vida, com saúde, paz, dignidade, progresso”.

“Por isso, saúda e encoraja a marcha de protesto prevista para o próximo sábado, dia 14 de Dezembro de 2019”, lê-se no comunicado.

Uma enfermidade longa, antiga e mortal

Angola registou mais 100 mil desempregados desde 2014 que não contam com qualquer protecção social do Estado, indicou no passado dia 15 de Março, em Luanda, a UNTA-CS. Tudo normal, segundo a estratégia do Governo do MPLA que, desde 1975, tudo faz para que sejamos o primeiro povo do mundo a conseguir viver sem… comer.

Segundo o secretário-geral da UNTA-CS, Manuel Viage, que falava na abertura da V Reunião do Conselho Confederal, destinada a analisar as acções desenvolvidas pela central sindical angolana no ano passado, 2018 foi o período em que houve o registo do maior número de despedimentos, abrangendo os sectores do comércio, transportes rodoviários, comunicação, construção civil, indústria transformadora e de bebidas, agricultura e pescas.

O sindicalista disse que a organização, de âmbito nacional, tem defendido junto do Governo a criação de políticas de protecção social aos cidadãos despedidos não por razões disciplinares, a par de incentivar o empreendedorismo.

O responsável realçou que o desemprego causa graves problemas sociais, fomenta a instabilidade social, enfraquece as instituições públicas e limita o pleno exercício das liberdades e direitos políticos dos cidadãos.

Angola enfrenta desde finais de 2014 uma crise económica e financeira, devido à baixa do preço do petróleo, principal fonte de receitas da economia do país, no mercado internacional e à criminosa incompetência dos sucessivos governos, está bem mais antiga, Já dura há 44 anos…

Como estadista de elevada craveira, segundo os seus sipaios, João Lourenço vai paulatinamente reforçando aquela que foi a emblemática política colonial imortalizada no poema Monangambé de António Jacinto e cimentada na anterior gestão de 38 anos de Poder absoluto de José Eduardo dos Santos: fuba podre, peixe podre, panos ruins, cinquenta angolares e porrada se refilares.

O problema está, contudo, em que a fuba (mesmo que podre) e o peixe (mesmo que podre) não chegam à barriga dos nossos 20 milhões de pobres. A única coisa que aumentou nem foi os 50 angolares. Foi tão só a porrada.

E, pelo sim e pelo não, João Lourenço vai permitindo que os seus servis acólitos, nomeadamente da Polícia, avisem os angolanos que o regime não permitirá o direito à indignação aos que pensam que podem incendiar as ruas, trazer tumultos, rebeliões ou atentar contra o “querido líder, versão JLo”. Antigamente os angolanos comiam e calavam. Hoje só calam porque comida… nem vê-la. E, se querem comer, sujeitam-se a que a Polícia, para além de roubar os seus bens os eduque literalmente à lei da bala.

Por deficiência congénita e ancestral, os angolanos são de uma forma geral um povo sereno e de brandos costumes que, quase sempre, defende a tese de que mais vale um prato de fuba hoje do que um bife em 2020.

Há, contudo, alguns sinais de sentido contrário, mas ainda são ténues e compráveis com um qualquer prato de fuba, farelo ou peixe… mesmo que podre. E é pena. No entanto, a força que se usa no dedo do gatilho costuma ser a última a finar-se…

Mas, quem sabe?, talvez um dia acordemos com a barriga de tal modo vazia a ponto de mostrarmos que estamos fartos de quem em vez de nos servir… nos lixa e nem sequer paga, pelo contrário.

João Lourenço, tal como o seu “pai” José Eduardo dos Santos, acredita que consegue pela repressão (via “Operação Resgate” ou similares) criar as condições para que as contestações abrandem ou sejam até anuladas. Esquece-se que a base da pirâmide demográfica é dominada por jovens, o que pressupõe uma especial propensão para haver um aumento da contestação.

É certo que em Angola aumenta o número dos que pensam que a crise (da maioria, de quase sempre os mesmos) só se revolve a tiro. O rastilho mantém-se aceso porque isso corresponde à estratégia do regime. Nada melhor para manter o poder cleptocrático vivo do que ter o cenário de ”guerra” pronto a entrar em combate.

De uma coisa os angolanos não podem, contudo, esquecer-se. Como dizia Platão: “O castigo por não participares na política é acabares por ser governado por quem te é inferior.” E se, mesmo participando, deu no que deu… o melhor é cortar o mal pela raiz.

E, convenhamos, se o valor dos angolanos se medisse pelo nível dos actuais políticos do regime (mas também da oposição), estariam certamente abaixo do último lugar do “ranking” mundial.

João Lourenço sabe que Angola apresenta um elevado risco político com a possibilidade de motins e de comoção civil. Sabe mas não se preocupa. Esse é um risco calculado que visa, repita-se, a manutenção do regime e que – graças a essa estratégia – terá a cobertura da comunidade internacional.

Embora, segundo os analistas internacionais, Angola esteja ainda num patamar de risco baixo, há indícios crescentes de que a sociedade começa a estar farta do monopartidarismo camuflado de democracia.

O legado colonial e a crise do petróleo não chegam, pelo contrário, para justificar ou explicar a política seguida pelo regime e que, em síntese, mostra que poucos (quase todos ligados aos dirigentes do MPLA) têm cada vez mais milhões, ao passo que cada vez mais milhões têm pouco nada.

Para já e por enquanto, na primeira linha dos que saem à rua para dizer “basta” estão alguns jovens (“frustrados”, segundo o qualificativo de Eduardo dos Santos). Todavia, na segunda linha estão milhares de desempregados e milhões de pobres e famintos.

Em certas áreas urbanas das grandes cidades, nomeadamente nas periferias de Luanda, as probabilidades de revolta são grandes, e não é só por uma questão de austeridade, dificuldade do mercado de trabalho e do emprego, porque já não é possível justificar tudo com o colonialismo, com a guerra, com Jonas Savimbi ou com a família Dos Santos.

A isso acresce a existência de largo escalão de jovens (basta ver os activistas detidos, por exemplo, em Cabinda) altamente qualificados e que, por isso, demonstram ter coluna vertebral e pensar pela própria cabeça, mesmo sabendo que dessa forma estão a cometer um atentado contra a segurança do Estado.

Seja como for, começa mesmo a ser altura de os angolanos porem os seus políticos a pão e água ou, talvez, a farelo. Sim, porque como dizia Kundi Paihama, os porcos também comem farelo e não morrem.

Artigos Relacionados

Leave a Comment