A multinacional petrolífera Exxon obteve a concessão de três novos blocos petrolíferos na bacia do Namibe, disse hoje o presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo.

O responsável da ANPG que falava hoje numa conferência de imprensa após o primeiro ‘roadshow’ de apresentação dos dez novos blocos petrolíferos que o governo angolano vai licitar nas bacias de Benguela e Namibe, adiantou que os blocos em causa estão fora deste programa.

“Os blocos cedidos já estavam a ser negociados antes de Fevereiro deste ano, na altura em que foi aprovada a estratégia de licitação”, explicou aos jornalistas, adiantando que o procedimento não foi uma licitação e sim uma atribuição de concessões, pois não houve concurso e sim, negociação directa “como está previsto na lei”.

“O processo de negociação já foi fechado e os documentos estão ao nível do ministério dos Recursos Naturais e Petróleos” prontos para seguir para instâncias superiores, acrescentou.

Quanto ao licenciamento extraordinário de concessões, fora da calendarização definida pelas entidades angolanas, está também previsto na estratégia de atribuição de concessões, caso seja necessário, o que poderá acontecer no caso dos blocos situados nas bacias interiores.

Lusa

Partilhe este artigo