JLo amigo, o “danoninho” português está contigo!

“O Presidente da República, João Lourenço, conseguiu popularidade interna e credibilidade internacional, num ano à frente do Estado angolano, reconheceu, este domingo, o comentador português Luís Marques Mendes”, escreve a ANGOP. É caso, segundo os acólitos do MPLA, para afirmar: “Se Marques Mendes o diz…”

Por Orlando Castro

“A popularidade dá-lhe poder e a credibilidade está a permitir quebrar o isolamento do país no plano internacional”, referiu o analista português, ex-presidente do PSD (partido com enormes afinidades bajuladoras com o MPLA), no seu espaço no canal da televisão portuguesa SIC.

“O que está a suceder em Angola é uma verdadeira revolução. pacífica e tranquila, mas uma revolução”, afirmou Marques Mendes do alto da sua cátedra de perito dos peritos em questões angolanas, tal como Jerónimo de Sousa, António Costa ou Rui Rio.

Para Luís Marques Mendes, trata-se (continuamos a citar a ANGOP) de uma revolução na liberdade de informação, imprensa, no combate à corrupção e na liberalização económica.

No habitual comentário políticos no Jornal da Noite da SIC, Marques Mendes considerou decisivos igualmente os desafios que se seguem nos próximos 12 meses.

Segundo o comentador, o primeiro desses desafios acontece em Setembro. “Vai acabar a liderança bicéfala que existe em Angola. O Presidente João Lourenço vai passar a ser também o Presidente do MPLA”.

“A seguir vai fazer uma remodelação do Governo. É inevitável. É o exercício do poder com maior profundidade e já sem limitações partidárias”, disse este especialista fafense mas, é claro, de craveira internacional (pelo menos até Badajoz).

Para aquilatar da perspicácia analítica de Luís Marques Mendes, basta atentar na sua tese de “sem a economia a recuperar não há coesão social nem estabilidade política duradoura”.

Em matéria de política portuguesa, Luís Marques Mendes defendeu que ex-governantes socialistas do Executivo de José Sócrates deviam estar a ser julgados pela “gestão danosa de orçamentos” e pelo “caminho de ligeireza e irresponsabilidade”.

A ideia parecia boa, mas logo apareceu muito boa gente que uma medida desse tipo deveria ter efeitos retroactivos e levada até às últimas consequências. Não seria propriamente ir até D. Afonso Henriques, mas poderia, certamente, ir até aquele cavalheiro que foi primeiro-ministro de 6 de Novembro de 1985 a 28 de Outubro de 1995, presidente da República eleito em 22 de Janeiro de 2006 e reeleito em 23 de Janeiro de 2011 (Cavaco Silva).

É que nestas coisas, que obviamente não se aplicam ao reino lusitano, ou há moralidade ou comem todos.

Marques Mendes defendeu, sem apontar nomes, que “muitos ex-governantes com ares sorridentes no Parlamento deviam estar a ser julgados”, já que “não chega a responsabilização política” para situações como a “gestão danosa de orçamentos”. Coisa que obviamente nunca aconteceu a Angola, muito menos com João Lourenço que – para além de vice-presidente do MPLA – foi ministro de José Eduardo dos Santos.

Marques Mendes tinha razão. Mas, em Portugal, a gestão danosa da “coisa” pública só se aplicará aos socialistas? Na bancada mais ao lado, a do PPD/PSD, não haverá tantos telhados de vidro como na do PS? É que, desde o 25 de Abril de 1974, têm sido estes dois partidos a governar (melhor seria dizer a governar-se) o país e a usufruir a seu belo prazer dos despojos dos derrotados, no caso o Povo português.

De acordo com Marques Mendes, ex-membros do Governo de Sócrates deviam ter “vergonha” pelo “caminho de ligeireza e irresponsabilidade” que, a seu ver, levou o País à recessão.

Em matéria de falta de vergonha Portugal está nos primeiros lugares do ranking mundial. E, se calhar, o PS e o PSD estão empatados. Mas a estratégia de Marques Mendes é funcional. Ataca para evitar ser atacado. Não cremos, contudo, que resulte, mesmo com a recolagem ao MPLA.

“Pedimos a ajuda externa quando estávamos no limite, em condições em que já não tínhamos espaço de manobra”, sustentou Marques Mendes, certamente anestesiado pela congénita enfermidade que só permite ver num sentido.

Sentido esse que o inibe de se lembrar – mesmo quando fala de Angola – de quem disse que os políticos “recebem porcaria de volta dos cidadãos quando se lhes dirigem com falta de respeito e com promessas não cumpridas”.

Quererá Marques Mendes levar a julgamento também aquele político que afirmou: “Se lhes transmitirmos credibilidade os portugueses compreendem, se lhes falarmos sem verdade e com falta de respeito, eles compreendem que estamos a ser batoteiros e em Portugal já temos um Estado batoteiro”?

Ou o que disse que “não interessa chegar ao poder apenas pelo poder, mas sim indicar ao eleitorado o que se vai fazer, dentro de paradigmas satisfatórios e cumprir”, considerando ser necessário “cultivar o gosto pelas novas soluções”?

Ou aquele que exigiu na negociação para viabilizar o Orçamento de Estado para 2011 que não houvesse aumento de impostos? Ou aquele que exigiu igualmente que “toda a diminuição da despesa fosse feita para que o país pudesse proceder à consolidação das contas públicas”? Ou o que disse que mexer no subsídio de férias ou no subsídio de Natal seria um autêntico disparate?

Ou aquele que disse “estamos disponíveis para soluções positivas, não para penhorar futuro tapando com impostos o que não se corta na despesa”? Ou que garantiu que “aceitarei reduções nas deduções no dia em que o Governo anunciar que vai reduzir a carga fiscal às famílias”? Ou que afirmou que “vamos ter de cortar em gorduras e de poupar. O Estado vai ter de fazer austeridade, basta de aplicá-la só aos cidadãos”?

Ou aquele que jurou que “ninguém nos verá impor sacrifícios aos que mais precisam. Os que têm mais terão que ajudar os que têm menos”? Ou que garantiu que “connosco não será necessário despedir pessoas nem cortar mais salários para sanear o sistema português”?

Não. Esses (Cavaco Silva e Passos Coelho) não quer Marques Mendes levar a julgamento. Não só porque são do seu partido, mas porque qualquer investigação séria nessa, como noutras, matérias poderia fazer com que não houvesse instalações nos tribunais capazes de albergar o pessoal do PSD…

Artigos Relacionados

One Thought to “JLo amigo, o “danoninho” português está contigo!”

  1. miguel fernades

    o marques mendes anda bem informado e consegue escapar entre as pingas da cuva mas como, para usar uma linguagem popular, se calhar não roubou tanto e tão descaradamente e como portugal e angola(mais) são republicas das bananas há uma tendencia para uma certa condescendência no sentido de dizer:
    -rouba…mas n rouba muito ;
    -é corrupto…mas os osu otros eram mais;
    -para país africano( atrasado e do 3.º mundo) as reformas de JLo já n são nada mais…coitadinhos…muito faz ele…
    detesto essa maldita condescendência q é pior forma de racismo e detesto a diplomacia portuguesa q nuca se compromete com nada nem com o caos na venezuela do camarada Chavez… q vai levar a uma segunda vaga de retornados se eles couberem todos na madeira.

Leave a Comment