O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, nomeou novos ministros para as pastas da Saúde, Comércio, Urbanismo e Habitação, Cultura, Hotelaria e Turismo, numa remodelação governamental que também envolveu a exoneração do governador do banco nacional.

Ainformação consta de uma nota da Casa Civil da Presidência da República angolana enviada hoje à Redacção do Folha 8, esclarecendo que a exoneração do governador do Banco Nacional de Angola (BNA) é a pedido do próprio José Pedro de Morais Júnior, sendo nomeado para as mesmas funções Valter Filipe Duarte da Silva.

Ministro das Finanças angolano em 2008, José Pedro de Morais Júnior foi nomeado a 16 de Janeiro de 2015 para o cargo de governador do BNA, substituindo então nas funções José de Lima Massano.

De acordo com a mesma informação, foram exonerados das funções a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, o ministro da Saúde, José Van-Dúnem, a ministra do Comércio, Rosa Pacavira, o ministro do Urbanismo e Habitação, José Conceição e Silva, o secretário de Estado das Pescas para Aquicultura, Zacarias Sambeny, e também o governador da província do Cuanza Norte, Henrique André Júnior.

O Presidente exonerou ainda o secretário de Estado da Hotelaria, Paulino Domingos Baptista, que desde Janeiro ocupava interinamente as funções de ministro Hotelaria e Turismo, sendo agora nomeado oficialmente para este cargo.

Igualmente exonerado foi o secretário de Estado da Saúde, Luís Gomes Sambo, e nomeado por decreto para a ocupar as funções de ministro da Saúde.

José Eduardo dos Santos nomeou ainda Fiel Domingos Constantino para o cargo de ministro do Comércio, Branca Manuel da Costa Neto do Espírito Santo para ministra do Urbanismo e Habitação e Carolina Cerqueira para ministra da Cultura.

O executivo angolano totaliza, formalmente, 89 membros, 35 dos quais são ministros – sendo dois de Estado -, e 54 são secretários de Estado.

Ainda de acordo com a Casa Civil do Presidente da República, José Maria Ferraz dos Santos foi nomeado para as funções de governador da província do Cuanza Norte, José Manuel Cerqueira para vice-governador da província de Luanda para o Sector Económico, Rui Celso Dias Fernandes da Silva para vice-governador de Luanda para os Serviços Comunitários e Joaquim Dumba Malichi para vice-governador de Luanda para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas.

Partilhe este Artigo