A UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) promove no dia 31 de Maio, pelas 15 horas, o encontro sobre “Perspectivas Económicas dos Países da CPLP”, um contributo para que se responda com optimismo às preocupações resultantes da crise.

“Falamos a 5.ª língua do mundo, temos uma concepção tolerante e universalista e todos os nossos países têm por fronteira o mar, condições relevantes para a competitividade neste mundo global. São estas preocupações para que se encontrem as respostas para a crise que justificam o encontro”, afirma a UCCLA em comunicado enviado ao Folha 8.

O encontro – que decorrerá na Sala 2 do Coliseu do Porto (Rua de Passos Manuel, n.º 137) é aberto ao público – versará sobre a “Diversificação e Financiamento das Economias” a cargo de João Ferreira do Amaral e de Carlos Costa Pina, e sobre a “Economia e Geopolítica do Petróleo” a cargo de Nuno Ribeiro da Silva, Agostinho de Miranda e António Costa e Silva.

O histórico ex-Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, encerrará o encontro com “Uma perspectiva de África”.

No mesmo dia, pelas 9h30, decorrerá na Sala D. Maria da Câmara Municipal do Porto, a XXXII Assembleia Geral da UCCLA e, pelas 12h30, terá lugar a inauguração da exposição “Casa dos Estudantes do Império, 1944-1965. Farol da Liberdade”, no átrio dos Paços do Concelho.

Esta exposição pretende dar a conhecer um pouco melhor da história e da realidade vivida pelos estudantes universitários das ex-colónias portuguesas que frequentaram a Casa dos Estudantes do Império. É uma mostra documental, com fotografias, publicações periódicas, livros, documentos oficiais, etc., cedidos ou disponibilizados pelos associados e por algumas instituições. A exposição já esteve patente nas cidades de Lisboa (Portugal), Maputo (Moçambique), Praia (Cabo Verde) e Mindelo (Cabo Verde).

Estarão presentes várias individualidades que presidem a cidades e empresas associadas da UCCLA, a saber:
Cidades:

Angola – Belas, Benguela, Cazenga e Luanda;
Cabo Verde – Praia;
Guiné-Bissau – Bafatá, Bolama e Cacheu;
Macau;
Moçambique – Maputo e Nampula;
Portugal – Almada, Angra do Heroísmo, Cascais, Covilhã, Guimarães, Lisboa e Odivelas;
São Tomé e Príncipe – Água Grande e Governo Regional do Príncipe;
Timor-Leste – Administração Estatal de Díli;
Empresas:
Águas de Portugal; Banco BIC; Banco BNI; Banco BPC; Banco BPI; Bardaji, Honrado & Pinhel – Sociedade de Advogados; BDO; CGD; Cofaco; CRBA & Associados; Diorama; EMEL; EMEP; Grupo Entreposto; Fundação Inatel; LUSA; Montepio Associação Mutualista; Parques do EDT; Sonangol; TAAG; TAP e Visabeira Global.

Programa

9h30 – Assembleia Geral da UCCLA – Paços do Concelho, Sala D. Maria (sessão privada)

12h30 – Inauguração da exposição “Casa dos Estudantes do Império, 1944-1965. Farol da Liberdade” – Átrio dos Paços do Concelho

15h00 – Encontro “Perspectivas Económicas dos Países da CPLP”

15h00-16h15 – “Diversificação e Financiamento das Economias”
Oradores:
João Ferreira do Amaral (Professor Catedrático no ISEG);
Carlos Costa Pina (Administrador de empresas);
Moderador: Luís Todo Bom (Professor universitário e gestor)

16h30- 17h45 – “Economia e Geopolítica do Petróleo”
Oradores:
Nuno Ribeiro da Silva (Professor Catedrático convidado do ISEG e PCA da Endesa);
Agostinho de Miranda (Advogado especialista em assuntos petrolíferos);
António Costa e Silva (PCE da Partex);
Moderador: Vítor Ramalho (Secretário-geral da UCCLA)

18h00-18h30 – “Uma perspectiva de África”
Orador: Ex-Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires.

Partilhe este Artigo