“O GOVERNO ENGANOU-NOS”

MOÇAMBIQUE. O vice-presidente do banco russo VTB disse hoje que foi “enganado” pelo Governo de Moçambique por as dívidas de várias empresas públicas não terem sido divulgadas aos investidores e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

“O governo (moçambicano) enganou-nos” ao não divulgar as dívidas com garantia estatal contraídas por várias empresas públicas em 2012 e 2014, disse Yuri Soloviev numa entrevista em Moscovo à agência de informação financeira Bloomberg.

“Os investidores devem ser protegidos, a dívida precisa de ser paga, e o Fundo Monetário Internacional precisa de ser informado atempadamente dos empréstimos”, disse Soloviev, culpando o Governo de Moçambique pela crise da dívida que atinge o país.

Yuri Soloviev diz também que não sabe se Moçambique vai conseguir pagar em Janeiro a parcela de 38 milhões de dólares relativa à emissão de dívida que fez este ano.

“A situação com esta dívida é muito dura, nós não sabemos se eles vão conseguir pagar o cupão da emissão de dívida em moeda estrangeira em Janeiro”, realçou Yuri Soloviev.

“Estamos a ser pacientes e a tentar resolver a situação”, acrescentou o responsável do segundo maior banco russo, referindo-se à emissão de dívida pública no valor de 727 milhões de dólares que o Governo de Moçambique lançou no princípio do ano.

Artigos Relacionados

Leave a Comment