Famintos sim, matumbos não

O MPLA resolveu, mais uma vez, vestir a pela de cordeiro e vir a público dizer que está preocupado com os seus escravos. A estratégia é antiga mas, mesmo assim, apanha na sempre na os mais ingénuos.

Assim, hoje, o MPLA reconheceu (é preciso ter uma lata descomunal) que as comemorações do dia do Trabalhador no país acontecem este ano num momento “particularmente difícil, do ponto de vista económico e social”.

É assim há 40 anos. Também é assim a repetição até à exaustão da tese: olhai para o que dizemos e não para que fazemos. Ou seja, estão apenas preocupados com os poucos que têm milhões, relegando para as calendas os milhões que têm pouco… ou nada.

A posição surge na nota oficial do partido no poder em Angola desde 1975, a propósito do 1.º de Maio, admitindo que a queda do preço do petróleo no mercado internacional tem provocado “constrangimentos” na vida dos trabalhadores angolanos.

“Com o objectivo de atenuar tais constrangimentos, o MPLA encoraja o Executivo angolano a implementar, com rigor, as medidas que visam a diversificação da economia, aumentando significativamente a produção nacional e as fontes de receitas, para que Angola possa ver reduzido o peso do petróleo no seu Produto Interno Bruto”, lê-se numa nota enviada à comunicação social e, é claro, destinada a ser publicada sem mais comentários.

No caso do Folha 8 bateram à porta errada porque, como acontece desde a nossa fundação, em 1995, recusamos ser meros amplificadores das teses oficiais. Temos opinião. Pensamos pela nossa cabeça. Não fomos formatados (embora não parem de tentar) pelo regime e recusamo-nos a frequentar as aulas de educação patriótica “made in MPLA”.

O partido, liderado por José Eduardo dos Santos, que é também Presidente de Angola (nunca nominalmente eleito) e Titular do Poder Executivo desde 1979, advoga a necessidade de o Governo dar “respostas claras às necessidades das populações”, nomeadamente “aumentando o investimento público e estimulando o investimento privado nos sectores que geram mais empregos e destinando mais recursos para a agricultura familiar”.

O MPLA parece ter agora descoberto a pólvora. Mas ela foi inventada há muito tempo. A diversificação da economia, a aposta na agricultura – por exemplo – é defendida por nós (entre muitos outros) há dezenas de anos.

Nesta altura, no reino de sua majestade o rei de Angola, José Eduardo dos Santos, existem mais de dois milhões de angolanos em idade activa sem emprego, o que equivale a uma taxa de desemprego superior a 25%.

Angola enfrenta actualmente uma crise financeira e económica decorrente da quebra da cotação do barril de crude no mercado internacional, que só em 2015 fez diminuir para metade as receitas petrolíferas do país, com efeitos em toda a economia e a destruição, segundo os sindicatos, de milhares de empregos em sectores como dos petróleos e da construção.

Na origem desta crise está a criminosa política do regime de só pensar no petróleo, mau grados os apelos nacionais e internacionais para que deixasse de ser petróleo-dependente.

O FMI anunciou a 6 de Abril que Angola solicitou um programa de assistência (resgate) para os próximos três anos, cujos termos foram debatidos nas reuniões de primavera, em Washington, prosseguindo durante uma visita ao país, em Maio.

O ministro das Finanças, Armando Manuel, esclareceu entretanto que este pedido será para um Programa de Financiamento Ampliado para apoiar a diversificação económica a médio prazo, negando que se trate de um resgate económico.

Recorde-se que sua majestade o rei de Angola, José Eduardo dos Santos, ainda não deu autorização para que seja assinado o acordo com o Fundo Monetário Internacional. E não deu porque, se o fizer, o FMI vai confirmar o que há muito sabe. Isto é que, que o regime não é sério, está falido, mas não quer abdicar dos elevadíssimos padrões de despesismo a que se habituou.

Artigos Relacionados

One Thought to “Famintos sim, matumbos não”

  1. Luis

    Não é justo atribuir-se apenas à descida do preço do petróleo o actual estado que a economia do país vive.
    Acrescenta-se a falta de rigor nas contas públicas, no roubo e apoderamento do dinheiro público, das falsas promessas com pagamentos efectuados a projectos megalómanos que não saem do papel, enfim, uma lista infindável de actuações que traduzem o actual estado do país.
    Não deveriamos nem poderiamos estar a passar este momento desta maneira se tivesse havido um pouco mais de seriedade principalmente de quem desempenha cargos públicos.

Leave a Comment