José Luís Peixoto (Portugal), Germano de Almeida (Cabo Verde) e Luandino Vieira (Angola) são alguns dos participantes da sexta edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que decorre em Fevereiro na capital cabo-verdiana.

O encontro, promovido pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) em parceria com a Câmara Municipal da Praia, visa “contribuir para o diálogo e enriquecimento recíproco entre escritores dos diferentes continentes”, adianta a organização em comunicado.

No encontro participam escritores de todos os países de língua portuguesa e da região administrativa especial de Macau.

Na sexta edição do encontro, que decorre entre 1 e 3 de Fevereiro, serão analisados os temas “A Literatura e a Diáspora”, “A Literatura e a Insularidade” e a “Poesia e a Música”.

Ana Paula Tavares, José Luís Mendonça e Luandino Vieira (Angola), João Paulo Cuenca (Brasil), Abraão Vicente, Germano Almeida e Vera Duarte (Cabo Verde), Odete Semedo (Guiné-Bissau), Ricardo Pinto e Yao Jing Ming (Macau), Luís Patraquim e Paulina Chiziane (Moçambique), João de Melo, José Carlos Vasconcelos, José Fanha, José Luís Peixoto, Miguel Real e Zeca Medeiros (Portugal), Goretti Pina (São Tomé e Príncipe) e Luís Cardoso (Timor-Leste) são presenças já confirmadas no encontro.

O programa do encontro, que contará com a presença do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, inclui uma homenagem ao poeta cabo-verdiano Corsino Fortes, falecido no verão, pelo também escritor cabo-verdiano Germano de Almeida.

Será ainda apresentado o prémio Cabo-Verdiano de Literatura do BCA, em parceria com a Academia Cabo-verdiana de Letras e o Prémio Literário UCCLA “Novos talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”.

No âmbito do encontro estão ainda previstas várias iniciativas paralelas, nomeadamente visitas à Cidade Velha e Tarrafal de Santiago, a inauguração da exposição “Casa dos Estudantes do Império, 1944-1965. Farol da Liberdade” e a realização de uma feira do livro.

O Encontro de Escritores de Língua Portuguesa realiza-se este ano na Praia, depois de as quatro primeiras edições terem decorrido em Natal (Brasil) e a quinta em Luanda (Angola).

PROGRAMA

1 de Fevereiro

Abertura do Encontro (manhã)

– Intervenção do representante dos Escritores – José Carlos de Vasconcelos;
– Intervenção do Secretário-Geral da UCCLA – Vítor Ramalho;
– Intervenção do presidente da Câmara Municipal da Praia – Ulisses Correia e Silva;
– Intervenção do Presidente da República de Cabo Verde – Jorge Carlos Fonseca.
– Homenagem a Corsino Fortes por Germano Almeida;
– Apresentação do prémio Cabo-Verdiano de Literatura do BCA, em parceria com a Academia Caboverdiana de Letras, por António Castro Guerra e a Vera Duarte;
– Apresentação/divulgação do Prémio Literário UCCLA “Novos talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”.

Tema “A Literatura e a Diáspora” (tarde)
Moderador: Silvino Évora (Cabo Verde)
Oradores: Luandino Vieira (Angola), Vera Duarte (Cabo Verde), Ricardo Pinto (Macau), Yao Jing Ming (Macau), Goretti Pina (São Tomé e Príncipe), José Luís Mendonça (Angola) e Miguel Real (Portugal).

2 de Fevereiro

“Encontro com os Novos” (manhã)
Com novos escritores de Cabo Verde: Carmelita Gonçalves, Chissana Guimarães, Dai Varela, Dâmaso Vaz, Débora Sanches, Eileen Barbosa, Hélder Fortes, Natacha Magalhães e Silvino Évora.

Tema “A Literatura e a Insularidade” (tarde)
Moderador: Margarida Fontes (Cabo Verde)
Oradores: João de Melo (Portugal), Germano Almeida (Cabo Verde), Luís Cardoso (Timor), Luís Patraquim (Moçambique), Paulina Chiziane (Moçambique), João Paulo Cuenca (Brasil) e Odete Semedo (Guiné-Bissau).

Encontro animado/tocatina/conversa sobre literatura cabo-verdiana
Com leitura de poesia orientada por Vera Duarte
Local: Galeria Nela Barbosa (Condomínio Miramar – Palmarejo)

3 de Fevereiro

Tema “A Poesia e a Música” (manhã)
Moderador: Fátima Fernandes (Cabo Verde)
Oradores: José Carlos Vasconcelos (Portugal), José Luís Peixoto (Portugal), Abraão Vicente (Cabo Verde), José Fanha (Portugal), Zeca Medeiros (Portugal) e Ana Paula Tavares (Angola)

Encerramento do Encontro (tarde)

– “Arménio Vieira o cultor da língua de Camões”
Oradores: Ondina Ferreira (Escritora), Jorge Carlos Fonseca (poeta) e Arménio Vieira.

– Intervenções institucionais.

No âmbito do encontro estão previstas as seguintes iniciativas complementares:

Dia 31 de Janeiro

Visita guiada à Cidade Velha
Sessão literária com Nuno Rebocho e João Lopes Filho e convidados no auditório da cidade;

Inauguração da exposição “Casa dos Estudantes do Império, 1944-1965. Farol da Liberdade”
Local: Centro Cultural Português na Praia (Embaixada de Portugal)
Hora: 18 Horas

De 1 a 3 de Fevereiro

Mostra/Feira do Livro
Editoras envolvidas: Rosa de Porcelana; Sotavento
Local: Hotel Praia Mar

Dia 4 de Fevereiro

Visita ao Tarrafal
Com sessão literária, visita à prisão e lançamento de livros.

Partilhe este Artigo