Eduardo dos Santos não sabe o que é democracia

O país está mal. Vai de mal a pior. A Justiça é injusta, quase não existe, por partidocratamente, estar dependente. Assim com a ajuda das redes sociais, vamos apresentar algumas definições do que foi imposto ao Presidente do MPLA e da República de Angola, por isso ele não a implanta na plenitude, preferindo a ditadura.

Por William Tonet

Mas o que é a Democracia? Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.

Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo.

Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, directamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.

Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.

A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.

As democracias emanam de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível.

As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito à protecção legal e igual para todos; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, económica, social e cultural da sociedade.

As democracias conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo.

A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma protecção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário.

As democracias são diversificadas, reflectindo a vida política, social e cultural de cada país. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes.

Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.

As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.

Isto é, em linhas gerais, o que atormenta o actual regime do MPLA e ao seu líder José Eduardo dos Santos. Para já com o concurso de estudiosos e da internet, pretendemos que os 5 milhões de militantes do MPLA, abandonem a fraude, a arrogância e desçam à humildade da democracia e convivência nacional.

Artigos Relacionados

One Thought to “Eduardo dos Santos não sabe o que é democracia”

  1. Ferreira Manuel

    Caro William Tonet, JES, não lê os seus escritos ou se lê cospe para o lado. Pensa que já sabe tudo e não precisa de aprender, nem sequer ouvir a voz da razão (a voz do povo), nem ele, nem a família (famelga), nem mesmo os seus seguidores.
    Na ZAP são aumentadas as tarifas de 6 em 6 meses, enquanto que nos países civilizados nos países civilizados os aumentos são anuais e numa percentagem mínima de acordo com a taxa de inflação e em Angola. Não podemos reclamar porque senão somos acusados de estar a preparar um golpe de estado contra JES e ou contra a TCHISÉ, e ou contra a ISASÉ ou outros Robertinhos, etc.
    Democracia?
    Caro William, para o JES, família e sua trupe, democracia e a caça aos fantasmas inexistentes de golpe de estado, de rebelião. e enganos absurdos, como foi o caso do Kamulingue. Mas que engano!?
    Bem democracia é prender e matar quem é contra o regime, ou contra a forma de gestão do país. Vamos exigir as autárquicas já. Se pois Cabo Verde, que menor que Angola tem eleições autárquicas periódicas, porque não em Angola? Até em São Tomé existe.
    Caro William, acho que foi demais para o JES essa lição nº 0 de democracia. Suponho que, hoje ele vai dormir mal disposto e amanhã pela manhã assinará um decreto presidencial intitulado “CAÇA-ÀS-BRUXAS nº 1000/DECP/2016”.
    Aguardemos

Leave a Comment