País rico só para alguns

A UNITA afirmou hoje, em comunicado, que ao fim de 40 anos de independência nacional os angolanos não viram as suas condições de vida melhoradas e que ainda há “discriminação” no país.

N uma declaração sobre o aniversário da independência de Angola, hoje assinalado, a UNITA sublinha que a liberdade do país, após 500 anos de colonização portuguesa, foi saudada com “muito entusiasmo e expectativas” pelo povo.

Contudo, o partido fundado por Jonas Savimbi (um dos signatários do Acordo de Alvor) também sublinha que os angolanos aguardavam não só pela mudança de regime e sistema político, mas também pela melhoria das suas condições de vida, proporcionada por soluções equilibradas para os problemas económicos e de justiça social.

“Angola continua a ter uma grande parte da população sem saneamento básico e com dificuldades para obter água potável e energia eléctrica, o sector do ensino não consegue absorver todas as crianças em idade escolar e os serviços de saúde são de fraca qualidade e não cobrem todo o território”, lê-se na declaração.

A maior força política da oposição destaca ainda que a taxa de mortalidade continua a ser uma das mais elevadas do mundo e a malária e as doenças diarreicas agudas continuam a provocar milhares de mortos anualmente no país.

“Angola comemora assim, os 40 anos de independência nacional entre o sonho dos precursores da luta pela autodeterminação dos angolanos e a realidade caracterizada pela ignorância, fome, alto índice de mortalidade, subnutrição, pobreza e pela violação dos direitos fundamentais do homem, consagrados na carta magna da República de Angola”, é salientado no texto.

A independência angolana foi proclamada em Luanda a 11 de Novembro de 1975 por António Agostinho Neto, líder do MPLA, e no Huambo por Holden Roberto (FNLA) e Jonas Savimbi (UNITA).

Hoje, refere a UNITA, os angolanos constatam que “tal como na ditadura de Salazar”, em que as pessoas eram discriminadas pela cor da pele, na governação do Presidente José Eduardo dos Santos e do MPLA, as pessoas são discriminadas com base na cor política.

“Ao longo dos 40 anos de independência nacional, o povo angolano tem sido sucessivamente desumanizado, enganado, explorado e oprimido, numa realidade constrangedora de um país rico, com uma população miserável. A riqueza beneficia apenas o Presidente da República, a sua família e a oligarquia no poder há 37 anos”, acrescenta a posição oficial da UNITA.

Descreve ainda que o sistema político em vigor no país há 40 anos exclui e semeia discórdia entre os filhos da mesma pátria, lamentando que o quadragésimo aniversário da independência foi celebrado “sob o signo da separação, em que não se reconhece, em condições de igualdade, os protagonistas da luta pela independência nacional”.

“Álvaro Holden Roberto [fundador da FNLA, outro movimento e libertação] e Jonas Malheiro Savimbi [fundador da UNITA], não obstante a sua participação e contribuição na luta que conduziu Angola à independência, não têm lugar nos discursos oficiais”, lamenta o partido na declaração.

Artigos Relacionados

One Thought to “País rico só para alguns”

  1. Eu, não comemoro a independência. Há uma discriminação total excluiram todos e tudo, a festa da independência deixou de ser dos angolanos, agora é para o MPLA por, para eles só Dr.Agustinho Neto lutou sozinho. Só vou comemoral quando ver um dia no largo da independência os 3 monumentos do Dr. António Agostinho Neto, Dr. Holden Roberto e Dr. Jonas Malheiro Savimbi.
    Angola 40 anos sem Emprego, energia, água potavel, sem mecamentos nos hospitais, com muita pobresa extrema, muitas descriminação, muita mortalidade etc, etc. tudo isto é um problema no nosso país.

Leave a Comment