Assinado acordo com o Japão

O ministro das Finanças de Angola, Armando Manuel, assinou hoje em Tóquio, Japão, um acordo de financiamento, no valor de mais de 171 milhões de euros para obras de infra-estrutura básica, com destaque para o sector da energia.

N uma nota de imprensa do Ministério das Finanças de Angola refere-se que o acordo de financiamento, no formato DPL (Development Policy Loan), apresenta termos e condições bastante atractivos e visa também melhorar o quadro regulamentar do ambiente de negócios, reforçar a transparência e eficiência das finanças públicas.

O acordo hoje rubricado foi antecedido em Luanda, em Julho passado, de uma cerimónia de assinatura de Troca de Notas entre o Ministério das Relações Exteriores angolano e o Governo do Japão.

Para o reforço das acções da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), no financiamento de projectos em Angola, o Governo angolano, através do Ministério das Relações Exteriores vai criar condições estatutárias efectivas para o estabelecimento no país africano de um escritório de representação.

Na nota acrescenta-se que Armando Manuel encontra-se em Tóquio no quadro do reforço de cooperação financeira entre os dois países, tendo mantido um encontro com o Ministro de Estado e membro do Parlamento, Yasutoshi Nishimura, responsável pela política económica e fiscal do Japão, no âmbito do programa de revitalização económica.

No encontro foram igualmente abordados os desafios do crescimento económico de África, em particular o de Angola, e o papel da cooperação financeira para permitir a África elevar os seus níveis de produtividade e acelerar o seu programa de diversificação económica.

Artigos Relacionados

Leave a Comment