Turismo em alta num país em baixa

As receitas do turismo nacional registaram um acréscimo acentuado em 2013, atingindo um volume de negócios no montante de 119,1 mil milhões de Kwanzas (AKZ), correspondendo à USD 1,191 milhões.

Nesse ano, o volume de negócios evidenciou uma evolução positiva de AKZ 39, 697 milhões, ou seja USD 397 milhões em comparação com o ano de 2012.

Segundo o Boletim do Mercado Hoteleiro e Turístico do país, referente a 2014, considerando a repartição por tipo de unidades, o seguimento de restauração e similares com 39,9 porcento destacou-se em primeiro lugar, seguindo os hotéis, com 21,9 porcento.

O documento indica que o crescimento das receitas no biénio 2012 a 2013 atingiram a cifra de AKZ 189,5 mil milhões, ou seja USD 2,027 milhões, correspondendo a um acréscimo de 50,0% em relação ao biénio anterior.

Por tipo de unidades, os restaurantes e similares, pensões e outras unidades de alojamento evidenciaram maiores proporções ao atingirem 79,7 e 69, 4 porcento, refere.

À semelhança dos períodos anteriores, no mesmo ano, o valor obtido com a entrada de turistas no território nacional foi superior em relação ao valor das saídas, o que em termos líquidos na perspectiva da Balança de Pagamentos representa uma entrada de divisas para o país.

Do total de turistas que se deslocaram para Angola, a população masculina, com 67%, apresentou maior proporção em relação à feminina que atingiu 33%, diz o boletim estatístico.

Considerando os principais motivos das deslocações, as viagens por motivos de negócios representaram 40,6%, sendo este o motivo principal apurado. O segundo motivo mais frequente foi em serviço com 39,1%.

Conforme o documento, o sector turístico tem mostrado uma notável capacidade de se adaptar às novas condições de mercado, alimentando o crescimento e a criação de emprego em todo o mundo, apesar dos persistentes desafios económicos e geopolíticos.

No mesmo período, o país também registou um aumento no número de chegadas de turistas às fronteiras nacionais. Entraram no país 1.088 milhões de turistas estrangeiros em 2013, traduzindo-se num crescimento de 5%, de acordo com o boletim.

Artigos Relacionados

Leave a Comment