China atribui prémio da paz a Fidel Castro

China atribui prémio da paz a Fidel Castro - Folha 8

Um grupo de intelectuais chineses atribuiu a Fidel Castro um prémio da paz, uma distinção alternativa ao Nobel, saudando os esforços do ex-presidente cubano para “resolver crises internacionais”.

L iu Zhiqin, um dos organizadores do “Prémio da Paz Confúcio”, citado pelo jornal Global Times, diz que “Castro, quando esteve no poder, não recorreu à força ou à violência para resolver as crises e conflitos de âmbito internacional, em particular com os EUA”.

O pai da revolução cubana, que abandonou o poder em 2008, “tem trabalhado de forma incansável para se reunir com dirigentes e organizações estrangeiras, e dedicou-se à causa da eliminação das armas nucleares”, acrescentou.

Para a edição de 2014 dos prémios Confúcio, Fidel Castro foi nomeado juntamente com a presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a Organização de Cooperação de Xangai.

Também os camaradas chineses se esqueceram de José Eduardo dos Santos. Simplesmente imperdoável.

Artigos Relacionados

One Thought to “China atribui prémio da paz a Fidel Castro”

  1. Filipa Ngola

    Mas o mundo deve estar completamente louco! Como podem dar ao bandido do Fidel Castro um prémiopela Paz?! Então ninguém se lembraque todas as intervenções de Cuba foram militares!? Já se esqueceram que a África sofreu tortura, abuso, violação de mulheres, mortes de crianças enfrente dos pais, as barbaridades, as espancadias terríveis, os abusos sexuais feitos a crianças menores, os assaltos sexuais feitos a homens nas cadeias, as vilações sexuais com varios intrumentos a mulheres grávidas, etc, etc? E todas as bestialidades feitas por soldados e os chamados conselheiros do governo cubano pir ordens de Fidel e Raul Castro? Porque será que tantos morreram no mar fugindo de Cuba até em pneus roubados? E já viram as ruas de Cuba e os prédios destruidos, as pessoas que passam fome diàriamente? A falta de remédios para tratar as neccessidades básicas como uma simples aspirina? Claro está que Cuba nunca disse que é. Um dos centros principais da droga no mundo. Castro e a nomenclatura vivem em luxo o povo morre de carências básicas. O povo vive em escravatura e Cuba exporta a escravatura. E isto merece prémio?! O mundo nunca para de me espantar…

Leave a Comment