O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e a JGC Corporation, uma empresa japonesa líder em engenharia, assinaram um acordo para explorar a cooperação no desenvolvimento de combustível de aviação sustentável (SAF) em África.
As duas partes assinaram uma Carta de Intenções para esse efeito à margem da Nona Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD9), em Yokohama, que terminou no mês passado. Combustível sustentável para aviação é um termo que designa qualquer combustível para aviões produzido a partir de fontes renováveis – como óleos vegetais, resíduos e até carbono capturado – concebido para reduzir o impacto ambiental das viagens aéreas.
O vice-presidente do Banco Africano de Desenvolvimento para o Sector Privado, Infra-estruturas e Industrialização, Solomon Quaynor, e Shoji Yamada, director representante e presidente da JGC Corporation, assinaram o acordo em Yokohama.
A Carta de Intenções estabelece um quadro de cooperação entre as duas instituições para promover conjuntamente o desenvolvimento, a partilha de informações e conhecimentos e explorar oportunidades de cofinanciamento para combustíveis sustentáveis para a aviação e outras soluções ecológicas para a aviação em África.
A produção e adopção de SAF em África está em consonância com a estratégia do Banco para o transporte e mobilidade sustentáveis e a transição energética. A cooperação com a JGC incluirá a realização de estudos de procura e viabilidade para a produção e adoção de tecnologia japonesa em África neste domínio.
Nos termos do acordo, o Banco Africano de Desenvolvimento facilitará a coordenação e o diálogo com as partes interessadas do sector público da aviação, identificará potenciais projectos em fase de desenvolvimento e explorará possíveis opções de financiamento, incluindo apoio a estudos de viabilidade e promoção de parcerias globais em torno do conceito em África, bem como financiamento através de dívida e capital próprio.
A JGC Corporation realizará estudos de procura de SAF nos mercados africanos, realizará estudos de viabilidade técnica, avaliará oportunidades de implantação adaptadas aos recursos e infra-estruturas locais e aproveitará e facilitará a adoção da tecnologia japonesa em África neste domínio.
“A adoção de combustível de aviação sustentável em África é um componente crucial da jornada para reduzir as emissões de dióxido de carbono do continente. Além disso, deve aumentar a competitividade do sector ao longo do tempo. Esta parceria com a JGC ajudará a abrir novas oportunidades para a aviação verde e posicionar a África como pioneira no sector”, afirmou Quaynor.
Shoji Yamada, presidente da JGC Corporation, observou: “Estamos orgulhosos de colaborar com o Banco Africano de Desenvolvimento na promoção do combustível sustentável para aviação em África. Ao aproveitar a nossa experiência em engenharia de instalações e energia sustentável, pretendemos contribuir para os esforços de descarbonização de África, promovendo simultaneamente o crescimento económico local e a inovação”.