O músico angolano Gabriel Tchiema vai partilhar o palco com o cabo-verdiano Tito Paris nos dias 8 e 9, na segunda edição da “Quartas mil Caxinde”, no Espaço Chá de Caxinde, em Luanda.
Em declarações à Angop, o produtor do evento, Rey Weba, frisou que se enquadra no âmbito do projecto “Cachupa ni Funje”, que foi lançado no dia 27 de Setembro, acrescentando que o projecto é destinado a promover, através da música, os laços fraternais e culturais entre Angola e Cabo Verde, de forma a manter o intercâmbio entre ambos.
Segundo o também músico, depois da apresentação da segunda edição será feita uma tournée nacional com o cantor cabo-verdiano Tito Paris e os angolanos Konde, Walter Ananás e Grabriel Tchiema, por algumas províncias do país.
Gabriel Tchiema lançou no mercado, no final do ano passado, a sua obra intitulada “Mungole”, gravado em Cuba com a parceria de instrumentistas deste país latino.
Nascido no município do Dala, província da Lunda Sul, em 1966, Gabriel Tchiema tem no mercado os discos “Nhena Nhi Nhami”, “Dona” e “Azulula”.
Deu os primeiros passos no mundo da música angolana na província de Cabinda, onde, até 1990, cumpriu serviço militar. É co-fundador da Banda ASP, com a qual ganhou vários prémios nos festivais militares.
Por seu turno, Tito Paris é um músico e compositor cabo-verdiano, nascido em 30 de Maio de 1963, na cidade do Mindelo, na Ilha de São Vicente e que está radicado em Lisboa. É um dos responsáveis pela divulgação da música das ilhas da Morabeza pelo mundo.
Lançou e produziu o seu primeiro álbum em 1987, um trabalho instrumental que dá relevo ao seu virtuosismo como guitarrista. Mais tarde, formou um grupo próprio, com o qual gravou o álbum “Dança Ma Mi criola”. Em 1996, lançou o álbum “Graça de Tchega”.
Posteriormente lançou dois trabalhos ao vivo e, em 2002, um novo trabalho de estúdio denominado “Guilhermina”. Os seus trabalhos encontram-se à venda pelo mundo, desde Nova Iorque até Paris, divulgando a música de Cabo Verde e o seu talento como instrumentista e como cantor.