MPLA PROMETEU O PARAÍSO E DEU AO POVO O INFERNO

Sob orientação do Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, realizou-se, no dia 4 de Setembro de 2026, na Sala de Reuniões do Secretariado Provincial do Partido no Uíge, a IV Reunião Ordinária do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, que apreciou a situação política nacional, internacional e a vida interna do Partido.

O Comité Permanente adoptou o discurso de abertura da IV Reunião Ordinária do Comité Permanente e o Informe do Presidente Adalberto Costa Júnior, como instrumentos de trabalho, extraindo deles os modelos a serem replicados no País. As Sessões de trabalho foram exaustivas com calorosos debates e torna público o seguinte:

  1. SOBRE A SITUAÇÃO POLÍTICA NACIONAL

  2. O Comité Permanente analisou a actual situação política nacional e manifestou profunda preocupação em decorrência dos crimes políticos e de restrição das liberdades fundamentais, com particular destaque para os recentes acontecimentos registados nas Províncias do Uíge e do Moxico-Leste.
  3. Neste contexto, o Comité Permanente condenou os referidos crimes e reafirmou a necessidade de ser garantido um ambiente político verdadeiramente plural, democrático e inclusivo, sobretudo nesta fase em que o País se aproxima das Eleições Gerais de 2027.
  4. O Comité Permanente entende que a estabilidade nacional deve assentar no respeito pela Constituição, pelo Estado de Direito, pelos direitos e liberdades fundamentais e pela observância do princípio de igualdade de tratamento entre todos os actores políticos.
  5. O Comité Permanente tomou boa nota sobre a recente comunicação Pastoral da CEAST, relativa aos acontecimentos do Uíge e do Moxico-Leste. A este respeito, o Comité Permanente reiterou o seu compromisso com o diálogo, com a paz e a genuína e verdadeira reconciliação nacional, cuja consolidação e aprofundamento passam pelo diálogo franco, aberto e permanente, como mecanismo privilegiado de resolução de quaisquer contradições.
  6. O Comité Permanente encoraja os angolanos a continuarem o debate sobre o Pacto de Estabilidade, instrumento fundamental para a promoção de um Estado efectivamente democrático, livre e próspero.
  7. O Comité Permanente apela as instituições envolvidas no processo de actualização de registo eleitoral e de atribuição de Bilhetes de Identidade nas zonas rurais e nos bairros desfavorecidos para a necessidade de dinamizar e aumentar o número de brigadas. A título de exemplo citamos as dificuldades nos Municípios do Chitado, Província do Cunene, do Golungo Alto, na Província do Cuanza Norte e tantos outros pelo País.
  8. SOBRE A SITUAÇÃO INTERNACIONAL E A DIPLOMACIA PARTIDÁRIA
  9. O Comité Permanente aplaude as iniciativas diplomáticas desenvolvidas pelo Presidente do Partido e considera importante a continuidade e o reforço da diplomacia partidária, com vista à projecção internacional das posições da UNITA sobre o modelo de cooperação, crescimento e desenvolvimento económico de Angola, baseado na reciprocidade de vantagens e no direito internacional, democracia, os direitos humanos, a reconciliação nacional e o processo eleitoral de 2027.
  10. O Comité Permanente, reiterou a importância da observação eleitoral internacional independente, abrangente e credível, que deve acompanhar todas as fases do processo eleitoral.

​III. SOBRE A VIDA INTERNA DO PARTIDO

  1. O Comité Permanente apreciou e aprovou:
  2. a) O Relatório de Actividades do Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política, referente aos meses de Junho, Julho e Agosto de 2026;
  3. b) O Plano de Actividades para os meses de Setembro, Outubro e Novembro de 2026.
  4. O Comité Permanente reiterou o compromisso da UNITA com a consolidação da Ampla Frente Patriótica para a Alternância do Poder, enquanto espaço de convergência de cidadãos, organizações e forças democráticas comprometidos com uma mudança pacífica, democrática, inclusiva e constitucional.
  5. O Comité Permanente apela aos militantes, simpatizantes e cidadãos angolanos para que participem activamente na sensibilização dos cidadãos em idade eleitoral para a actualização dos seus dados eleitorais, como condição essencial para o exercício pleno do direito de voto em 2027.
  6. Finalmente, o Comité Permanente saúda a forma alegre e afectiva como a população da Província do Uíge recebeu a Direcção do Partido no pretérito dia 03 de Setembro de 2026, como uma demonstração clara e inequívoca do seu apoio incondicional à UNITA para a vitória de 2027.

Artigos Relacionados

Leave a Comment