CONTENTORES DE LIXO VIRAM RINGUE DE LUTA POR COMIDA

“Homens e mulheres estão a madrugar todos os dias a partir das 4 horas para lutar por restos de comida nos contentores de lixo da cidade do Lubango”. A revelação vem do secretário Provincial Adjunto da UNITA na Huíla, Félix Kuenda Uba Vaile, que considera gravemente degradante a situação social, económica e alimentar das famílias em vários municípios do interior da província.

Por Geraldo José Letras

O político que discursava na tarde deste domingo no Acto Municipal de Reflexão do 22° aniversário da morte em combate do líder fundador da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, deplorou a situação social, económica e alimentar da população que foge dos municípios do interior da província da Huíla para lutar por restos de comida nos contentores de lixo, todos os dias, a partir das 4 horas da madrugada.

“São jovens bonitas, jovens fortes, que às 4 horas da madrugada lutam por restos de comida nos baldes de lixo para ver se encontram nem que seja um pedaço do que for para matar a fome”, lamentou o secretário Provincial Adjunto da UNITA na Huíla, Félix Kuenda Uba Vaile, segundo quem “até os funcionários públicos estão a sobreviver de empréstimos, devido a atrasos salariais”.

Segundo Félix Kuenda Uba Vaile “o país chegou a um ponto que aquilo que desprezávamos no passado para a nossa alimentação, tornou-se num produto de luxo, como é o caso do peixe seco e a fuba”.

Voltando-se para a memória do líder fundador da maior força política na oposição desde 1975, o secretário Provincial Adjunto da UNITA na Huíla, disse que “independentemente de terem fechado a boca de Jonas Savimbi, de terem fechado os seus olhos, de terem calado a sua voz e de terem sepultado os seus restos mortais, o que estamos a testemunhar nesta tarde, é um sinal claro que o Dr. Jonas continua vivo em nossos corações”.

Félix Kuenda Uba Vaile exortou os militantes e a população do sector político do Lubango, a olhar a UNITA como o único instrumento de luta para o alcance do “poder e consequentemente de resolução das assimetrias sociais”.

O Folha 8 lembra que ainda na última semana antes das actividades de massa da UNITA em todo o país para saudar o 22° aniversário da morte de Jonas Malheiro Savimbi, o recém nomeado secretário Provincial do MPLA para a Informação e Propaganda, Estevão Hilário, considerou irrealista pensar no desenvolvimento do país e melhoria das condições de vida do povo sem o MPLA no governo.

“A solução para Angola está no MPLA. É dentro do MPLA que podemos melhor democratizar o país, é dentro do MPLA que podemos melhor gerar prosperidade para os angolanos, porque o MPLA é o único partido no país que tem uma visão nacional, sem tribalismo, sem regionalismo. O MPLA é também o único partido que reúne os maiores e melhores quadros do país”, afirmou.

Artigos Relacionados

One Thought to “CONTENTORES DE LIXO VIRAM RINGUE DE LUTA POR COMIDA

Leave a Comment