FINALMENTE UM LAIVO DE ESTADISTA

O Presidente angolano defendeu hoje que uma paz duradoura na Europa implicará “nalgum momento” negociações directas entre Rússia e NATO e a Rússia e a União Europeia, pedindo para já um cessar-fogo incondicional na Ucrânia. João Lourenço, goste-se ou não, meteu Lula da Silva no bolso.

João Lourenço, que falava na abertura da sessão ordinária do Comité Central do MPLA, enquanto presidente do partido, reiterou que Angola condena “a invasão da Ucrânia pela Rússia e a ocupação e anexação de parte do território ucraniano” e defende um “cessar-fogo incondicional e o início de negociações entre as partes directamente envolvidas no conflito – a Rússia e a Ucrânia”.

Mas, sublinhou o chefe de Estado Angolano, face às proporções que o conflito atingiu, não basta a normalização das relações entre os dois países e importa “assegurar uma paz duradoura para a Europa no seu todo, o que implica necessariamente haver, em algum momento que se considere adequado, negociações directas entre a Rússia e a NATO, entre a Rússia e a União Europeia”.

Washington e Pequim, pela influência que têm sobre cada um dos países em conflito, devem concertar “acções diplomáticas direccionadas para a resolução deste conflito”, defendeu ainda, sublinhando que é preciso “salvar a Europa para salvar o mundo”.

Esta posição foi assumida no final do discurso em que referiu que “o partido deve acompanhar com a devida atenção os últimos acontecimentos que ocorrem no mundo e que prenunciam o retorno à Guerra Fria ou mesmo o desenhar de um cenário pior ao da II Guerra Mundial, com alinhamentos formados por dois eixos antagónicos”.

Nesta matéria, atese de Lula da Silva é a de que quem ajuda os agredidos está a fomentar a agressão. João Lourenço deu, seja estratégia ou oportunismo, uma lição ao presidente brasileiro. Recorde-se que, segundo Lula da Silva, “os Estados Unidos devem parar de encorajar a guerra (na Ucrânia) e começar a falar de paz, a União Europeia deve começar a falar de paz”.

Artigos Relacionados

Leave a Comment