Greve de professores e trabalhadores do ensino com 70% de adesão

A adesão ao primeiro dia da greve convocada pelo Sindicato Nacional de Professores e Trabalhadores do Ensino Não Universitário (Sinpetnu) de Angola rondou os 70%, segundo o porta-voz da organização, estimando um aumento de adesão amanhã, sexta-feira.

Rafael Bonito, porta-voz e membro da comissão nacional do Sinpetnu disse que a greve poderá ter na sexta-feira uma adesão de 90%, pois só hoje a declaração foi recebida em todas as províncias angolanas.

A entidade patronal tem de receber e aceitar a declaração de greve para que os docentes possam aderir.

O Sinpetnu convocou uma greve nacional para exigir melhores condições laborais, promoções e a criação de meios mais eficientes e constantes para a protecção dos agentes da educação contra a Covid-19, além da implementação do transporte para professores ou o respectivo subsídio.

A primeira fase da paralisação dos agentes da educação, que abrange cerca de 138.000 profissionais de todo o país, decorre entre 22 e 27 de Abril, a segunda entre 24 e 27 de Maio e a terceira fase de 14 de Junho a 2 de Julho, coincidindo com o período de realização das provas nacionais.

Segundo Rafael Bonito, também secretário provincial do Sinpetnu na Lunda Norte, do caderno reivindicativo constam 14 pontos, considerando que há três essenciais: valorização do tempo de serviço, actualização dos graus dos professores de acordo com uma nova tabela salarial proposta pelo Sinpetnu e promoções em função do tempo de serviço.

O sindicalista adiantou que o caderno reivindicativo foi remetido em 24 de Fevereiro ao Ministério da Educação, que respondeu em 2 de Março, mas os professores ficaram insatisfeitos porque a tutela “não mostrou vontade de resolver os problemas”.

Em 24 de Março chegaram a ser encetadas negociações, mas não houve entendimento, pelo que os professores decidiram avançar para a greve.

Artigos Relacionados

Leave a Comment