Angola antecipa encerramento do ano lectivo devido ao aumento de casos de Covid-19

O ano lectivo em Angola vai terminar a 30 de Junho, um mês antes do previsto, devido ao aumento significativo de casos de Covid-19 no país, segundo um decreto do Ministério da Educação.

A medida consta de um decreto executivo do Ministério da Educação, que refere que foi aprovada uma adenda ao Calendário Escolar Nacional reajustado, com as orientações metodológicas sobre a avaliação da aprendizagem.

De acordo com o documento, as actividades avaliativas das aprendizagens do ensino pré-escolar, primário e secundário têm início a 24 de Maio e devem terminar a 30 de Junho.

Em declarações à rádio pública angolana, RNA, o secretário de Estado para a Educação Pré-escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, justificou hoje a medida com o aumento dos números da pandemia, causando receio de nova paralisação.

“Os números da pandemia têm sido grandes e isso fez com que tivéssemos receios que o ano lectivo não terminasse na data prevista, 30 de Julho. Fomos obrigados a refazer o calendário por forma a não dar possibilidade de se suspender as aulas, uma vez que determinadas classes tiveram o seu início tarde, como é o caso do pré-escolar”, disse.

Pacheco Francisco frisou que foi dispensada a prova do professor, mantendo-se apenas as provas trimestrais.

“Significa que contam as avaliações contínuas que foram realizadas ao longo deste período”, explicou, salientando que o ano lectivo termina a 30 de Junho.

A prova trimestral nas classes de transição está marcada para 24 de Maio a 4 de Junho e para as classes de exame, entre 7 e 18 de Junho.

Angola está a registar desde finais de abril uma subida exponencial de casos de Covid-19, com a circulação das variantes inglesa e sul-africana, chegando a atingir quase 400 casos por dia.

Até quarta-feira, o país acumulou 29.405 casos positivos, 645 mortes e 25.187 recuperados.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.333.603 mortos no mundo, resultantes de mais de 160,3 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Artigos Relacionados

Leave a Comment