A Sachula do Moxico

A Sachula (juramos que não fomos nós que adicionamos o sufixo a Sa…) segunda secretária do Comité Provincial da JMPLA no Moxico, é matumba narcisista e não sabe disso. Só poderia entender os seus comportamentos parasitários hipócritas se soubesse o que anda a fazer. Para se saber fazer é necessário estudar com o objectivo de possuir conhecimento e experiência do que se faz, como se faz e quando se deve fazer.

Por Domingos Kambunji (texto e ilustração)

O site Notícias de Angola, que nós passamos a designar por Notícias Anedóticas, publicou um longo artigo a informar que a JMPLA do Moxico mobilizou 200 militantes para realizarem várias actividades multidisciplinares com 70 idosos no Centro da Terceira Idade Rainha Nhacatolo Chissengo. Aqui surge a nossa maior estupefacção.

Nos países onde se sabe planear actividades em geriatria, essas actividades são organizadas de acordo com a cultura e tradições dos clientes obedecendo às orientações de técnicos especializados: terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, etc.. Não é uma iniciativa que esteja dependente da curiosidade de rapazitos e rapariguitas, como foi no caso no Moxico. Essas actividades, para além de serem altruístas, devem ser, sobretudo, holísticas. A JMPLA do Moxico sabe o que é isso?

A grande asnice reportada pelo site Notícias Anedóticas, do MPLA, revela-se nas iniciativas escolhidas para as actividades “lúdicas e recreativas” escolhidas pelos rapazitos e rapariguitas, comandados pela Sachula, interessados em fazer propaganda política, mais do que actividades de voluntariado. O voluntariado deve ser uma actividade contínua e não um espectáculo de matumbice cómica.

As actividades lúdicas da JMPLA do Moxico de um só dia foram:

– Os jovens fizeram limpeza no Centro da Terceira Idade;
– Os jovens organizaram a cozinha e foram cozinheiros;
– Os jovens pintaram árvores;
– Os jovens trataram os jardins;
– Os jovens pintaram bancos de lazer (seriam bancos de sentar?);
– Os jovens concertaram sanefas;
– Os jovens cortaram e trataram os cabelos dos idosos;
– Os jovens reabasteceram o galinheiro com 20 galinhas e galos para reprodução, com o objectivo de tornar o Centro auto sustentável, a médio e longo prazo, em carnes brancas, essenciais para as dietas dos mais idosos;
– Os jovens dedicaram-se a actividades “lúdicas e recreativas” para animar os mais idosos…

Nós não sabemos se a Sachula sabe que as actividades lúdicas são recreativas e as actividades recreativas são lúdicas. Ou será que quando a Sachula baixa ordens superiores manda os militantes da JMPLA do Moxico ouvir com os ouvidos, a olhar com os olhos e a comer com a boca, para evitar que eles e elas decidam ouvir com os calcanhares, ver com os cotovelos e comer com as orelhas? Nos dias em que os da JMPLA não estão no Centro, os velhotes passam fome, ninguém cozinha?

Aplaudiríamos a iniciativa se, depois do planeamento com técnicos especializados em geriatria, os jovens, sem necessidade de se ajoelharem perante a bandeira do MPLA e sem ulular a bandeira da JMPLA ajudassem os de avançada idade a limpar o Centro, a participarem em actividades de culinária, a pintarem árvores e bancos dos jardins, em jardinagem, em actividades de bricolage, em actividades agro-pecuárias, etc… para se manterem activos e úteis.

Afinal de contas se o centro necessitou dos “militontos” para efectuarem as actividades descritas… isso não deveria ser incumbência de empregados do Centro? Dá a sensação que o que a JMPLA designa por Centro da Terceira Idade Rainha Nhacatolo Chissengo não é um Centro para a Terceira Idade, é um armazém de velhos.

Enquanto os “militontos” da JMPLA estavam a realizar essas actividades, o governador do Moxico estaria a coçar os seus frutos dos tomateiros ou deslocou-se a Luanda para participar na mega campanha de limpeza da Joana do Lixo?

As pessoas que estudaram zootecnia gostariam de saber como é que o Centro da Terceira Idade Rainha Nhacatolo Chissengo conseguirá ser auto-suficiente na produção de carnes brancas com 20 galinhas e galos. Será que irá chocar os ovos dos galos e comer os ovos das galinhas ou vice-versa? Se comerem as galinhas, como é que irão ser auto-suficientes na produção de ovos?

Estes “militontos” da JMPLA do Moxico são todos diplomas pela Universidade Crispiniano dos Santos, pela Universidade Joana Tomás ou pela Universidade Luísa Damião?

Nota. Todos os artigos de opinião responsabilizam apenas e só o seu autor, não vinculando o Folha 8.

Artigos Relacionados

Leave a Comment