Uma primária questão de educação

Muita gente se questiona acerca da razão do extremo sucesso dos judeus e se prova fosse necessária bastaria consultar com atenção a lista de laureados com o prémio instituído pelo Alfredo Nobel, talvez o mais alto galardão que um terráqueo pode receber… depois de um Oscar, eventualmente, ou de uma Bola de Ouro.

Por Brandão de Pinho

Mas garantidamente não é uma propensão genética que lhes dá mais inteligência até porque não há genes para isso nem esta pode ser aferida e mensurada de forma tão simplista e simplória tal a sua multifactorialidade expressa em graus diversos e interdependentes com complexas ramificações e interligações entre os muitos e distintos factores e também, pelo facto de premissas ambientais e comportamentais ao longo da vida poderem interferir na aprimoração desta capacidade. Para além disso há a questão da epigenética e mutações a que todos os seres-vivos estão sujeitos. Adiante.

E em verdade vos digo Irmãos que o Povo Escolhido ao longo dezenas de séculos deveu as suas capacidades ao Livro e ao Seu estudo e interpretação bem como documentos advindos e apensos a quesitos bíblicos que tinham de ser analisados – e que davam sempre azo a alegres e ruidosas tertúlias – e como dizem os jornalistas da bola, escalpelizados, por rabinos, através dos mais inusitados – mas sempre fundamentados – ângulos e prismas, mas sempre com lógica irrepreensível e sólidos argumentos.

Os judeus são semitas. São racistas. Sofreram mil e uma vicissitudes que mais ninguém sofreu, desde que um labrego pastor de carneiros de nome Abraão migrou para a Palestina.

São semitas como os árabes (aliás os árabes são genética e linguisticamente os verdadeiros semitas e mais do que irmanados seriam os pais dos judeus, curioso), como alguns povos da Mesopotâmia e até como os primeiros egípcios. São o povo culturalmente mais forte do mundo. Inclusivamente experiências sociais e psicológicas demonstram inequivocamente que inclusivamente não só eles têm aquela noção de superioridade racial – que dentre inúmeros exemplos ao longo dos tempos, era comum aos europeus desde o Império Romano e até à II Guerra Mundial sobretudo os europeus protestantes e do norte do velho continente designados nos USA por “WASP” – como os outros povos lha reconhecem mais ou menos explicitamente, mesmo os WASP.

Amigo leitor, se vos lembrais, aqui há atrasado falei-vos de um romance histórico, no caso “O Físico” em que se aborda aspectos da questão judaica após o declínio do Império Romano e uma coisa que retive e me marcou em obsessiva profundidade foi o que um personagem disse: “… um bom judeu divide cada dia em 3 partes, 8 horas para trabalhar, 8 horas para estudar, escrever e discutir aspectos da Torah e por fim 8 horas para dormir e descansar higiénica, tranquila e confortavelmente (ainda que sem luxos)…”.

Quando afirmei que eram racistas não é no sentido habitual de implicações biológicas, mas sim no verdadeiro sentido – o cultural e religioso. A única forma de um judeu casar com um gentio seria se este se convertesse através de um penoso e demorado processo de lavagem cerebral. Todavia isto foi feito amiúde pois os judeus à medida que foram migrando para o mediterrâneo (Europa do Sul e Norte de África) e depois restante Europa, muitas vezes não levavam elementos femininos e por isso tinham de constituir núcleos familiares para formarem comunidades, coagindo mulheres autóctones. Razão pela qual há tantos hebreus branquelas, de olhos claros e penugem arruivada.

E das mil e uma vicissitudes bastaria ler o antigo testamento para constatar as sevícias que sofreram – não bastasse o tórrido clima e aterra agreste, ainda que prometida – por parte das civilizações mesopotâmicas (bem como outras do Crescente Fértil) sobretudo a babilónia que os reduziram às mais hórridas condições. Verdadeiramente só os Persas – grande paradoxo tendo em conta que, actualmente, o Irão é o maior inimigo de Israel – foram benevolentes, clementes e piedosos e não é por acaso que único gentio mencionado na Bíblia em termos como que divinos é Ciro I, descrito como enviado e ungido pelo próprio Jeová. Miraculosamente sobreviveram e constituíram um povo coeso e hoje temos uma imensa diáspora dos descendentes daqueles que foram capazes de tomar as decisões certas no menor lapso de tempo e escapar da morte. Por si só essa é uma das definições mais curtas e assertivas de inteligência: Resolução de problemas complexos de forma correcta e rápida.

Posto isto e partindo do princípio que aprender a ler e escrever, bem como interpretar textos e discuti-los, era característica incondicional destes semitas transumantes, não será difícil perceber a razão do seu triunfo neste mundo tão competitivo (apesar de haver outros factores igualmente importantes, o mais notório é o sentimento de comunidade e entre-ajuda que lhes proporcionou vantagens nos negócios sobretudo como mercadores).

Aliás há outro exemplo relacionado com a alfabetização bíblica em que – neste caso aos textos da Torah acresce o Novo Testamento – os povos de Norte da Europa de matriz cristã protestante se demarcaram dos católicos e ortodoxos, atingindo graus de desenvolvimento e riqueza e porventura supremacia sobre os demais, pelo facto de – à boleia da invenção da imprensa com caracteres móveis (na China já há muito existia mas o Império do Meio é um caso à parte e eles sim um dia dominarão o mundo) – terem sido digamos que tolerantes (mais por motivos políticos fugazes do que espirituais) a correntes dissidentes do Papa e seitas cristãs, derivadas da Religião Apostólica Romana, cujos cânones, nesse tempo passado passaram a passar pela adjecção directa a Deus e através da leitura e interpretação das escrituras pelos próprios e na próprias língua.

Inclusivamente deparo-me bastantes vezes com um fenómeno similar relacionado com aquela primeira vaga de emigração dos portugueses para França antes do 25 de Abril. Nessa altura Portugal era profundamente atrasado e Salazar pese embora os muitos méritos não apostou seriamente no ensino primário (apesar de ter construído muitas e belas escolas com uma traça típica e única e que podem ser vistas também em Angola ) e médio universal e sem discriminações de género.

Essa vaga era constituída pelas pessoas dos mais baixos estratos sócio-económicos e sobretudo do Interior da Lusitânia e pouco mais que iletrados eram. Todavia aqueles que gostavam de futebol tinham uma grande vantagem. Liam o jornal “L’Équipe” que os nativos franceses iriam deitar fora e depois de o lerem entregavam-no às esposas que muito ecologicamente o reciclavam, ou em duplas folhas para embrulhar sardinhas ou cortando-o em quadradinhos para serem usados para as abluções higiénicas necessárias após a defecação. Graças a isso passaram a desenvolver competências de leitura assinaláveis e a melhorar o seu francês e não poucas vezes começaram também a interessar-se por outras temáticas extra-futebolísticas e na minha opinião acabaram por ser melhor sucedidos bem como as segundas gerações e no caso das terceiras e até quartas há um padrão que nada tem a ver com a imagem típica do emigrante português (que ao contrário do que se passa em Angola acabavam – até há pouco tempo – por ter trabalhos menos qualificados).

Posto isto, como é que é possível que o Governo angolano -mesmo que herdando um sistema já de si decadente, irracional e desajustado fruto do desmazelo da cúpula emepeliana e de influencias perniciosas da escola soviética pós-colonial – permita o verdadeiro flagelo de milhares de crianças em idade escolar estarem fora do sistema normal de ensino e não só este ano – já não há desculpas para falar mal e culpar Dos Santos – um pouco por todo o Quadrado Austral cujo exemplo flagrante é o município da Caála, na província do Huambo, cujo director da repartição local da educação, Albano Urbano, imputou a escassez de salas de aula e professores sobretudo às grandes distancias entre as aldeias e às vilas comunais (nalguns casos) como os motivos desse flagelo.

E para quando apostar num verdadeiro ensino pré-primário dos 6 meses aos 6 anos? Que agora percebo ser fundamental pois tenho uma filha de 2 anos que por opção minha frequenta apenas a creche 2 ou 3 dias por semana desde há algumas semanas mas que dessa forma permite: a conciliação dos pais com o trabalho e aumento da sua produtividade e felicidade; a aprendizagem e desenvolvimento de competências psico-sociais doutra forma impossíveis no seio familiar ainda que o mais alargado possível; e a aprendizagem com métodos pedagógicos, didácticos e científicos comprovadamente adequados de matérias realmente importantes (o facto da minha filha com menos de um ano de idade saber localizar Portugal e Angola no Mapa Mundi e antes dos 2 já saber os Reis de Portugal das 4 dinastias e muitas capitais, tal não significa nada de realmente importante).

Como é possível que as escolas primárias não tenham as condições mínimas nem estejam disseminadas por todos os rincões do território onde haja comunidades nativas para que Angola de Cabinda ao Cubango e do Namibe às Lundas seja um território onde todos tenham – pelo menos em termos de educação – igualdade de oportunidades?

Porque não criar uma empresa estatal do género da Parque Escolar portuguesa – dos tempos do cleptomaníaco Sócrates – para construir e melhorar escolas existentes?

A construção civil é uma poderosa enzima económica e esses trabalhos poderiam ser dados a empresa locais com trabalhadores locais (chineses e portugueses deveriam estar o mais afastados possível) já que as exigências técnicas não são muitas nem seriam necessários grandes luxos, bastando apenas salas abrigadas, mesas, cadeiras, cadernos, livros, canetas e quadros… e sobretudo uma boa cantina preparada para confeccionar várias refeições simples e saudáveis, e, um recreio para brincadeiras e desporto ainda que de início não houvesse orçamento para todas essas infra-estruturas não essenciais, mas mais tarde, que não fosse por falta de planeamento e de espaço físico para expansões ou pela necessidade de se ter de deitar abaixo para fazer de novo demolindo paredes, chãos e tectos, que se alegasse a não execução de determinadas obras.

O essencial seria ter escolas – esse é o imperativo nacional – preparadas para incrementos modulares futuros, quando a economia melhorar, e, tendo em conta um aspecto muito importante que seria o cuidado de se cumprir com os desígnios desta nova era e erguer escolas ecológicas, que ainda para mais consumiriam menos energia e poupariam água (que nalguns sítios de Angola ainda há-de valer tanto como o petróleo).

Claro que a Parque Escolar portuguesa foi só um meio para Sócrates e os seus sipaios e amigalhaços roubarem Portugal (nalgumas matérias em termos de corrupção Portugal e Brasil ainda têm muito para ensinar aos palancas) havendo casos em que nem janelas funcionais havia, sendo que a climatização estival só poderia ser feita com Ar Condicionado e como as contas de electricidade eram insuportáveis escolas houve que retiraram os vidros para correr uma brisa refrescante impossível que era abrir uma janela…

Como é possível que os elementos mais importantes de uma sociedade – os professores primários – mais do que médicos, governantes, engenheiros e juízes tenham uma formação superior científica e pedagógica tão aquém do minimamente aceitável?

Em Portugal não faltam professores primários desempregados e por circunstancias absolutamente típicas de países sub-desenvolvidos são os melhores pois o Ministério da Educação contrata professores pela média com que acabam a faculdade e as piores faculdades formaram os piores alunos que são os actuais professores pois por suprema ironia DÃO-LHES NOTAS que nem os melhores alunos das Públicas conseguem tirar!!!

Um dos problemas dos países corruptos com uma cultura de cunha, pequeno favor, nepotismo e favorecimento descarado é que as instituições públicas para contratem recursos humanos ou para adquirir serviços têm de obedecer a rígidas normas, demoradas e burocratizadas, e, no caso específico da contratação de professores uma análise curricular e uma entrevista seriam impossíveis pois a suspeita de favorecimento andaria sempre a pairar no ar e no caso das habilitações académicas se as instituições não se cingissem só à média final mas também à qualidade da Universidade, o poderoso “loby” das Universidades Privadas impediria quaisquer tentativas de mudanças.

Espero que João Lourenço não cometa estes erros.

Artigos Relacionados

One Thought to “Uma primária questão de educação”

  1. Manuel Oliveira

    O artigo é interessante apesar de não interessar nada a mesopotania nem a Bíblia tenha que ser para cá chamada mas é um insulto aos professores portugueses. E a qualidade ou não não é um assunto que diga respeito aos angolanos!!!

Leave a Comment