Prémio “Crystal Apple” para José Filipe Rodrigues

José Filipe Rodrigues, colaborador permanente do Folha 8 nos Estados Unidos da América, foi distinguido com o Prémio “Crystal Apple” pelo Sistema Escolar Público de Fall River, Massachusetts, tendo em conta o seu desempenho enquanto terapeuta ocupacional neste sistema escolar.

O Superintendente do Sistema Escolar Público de Fall River, Massachusetts, atribuiu o Prémio “Crystal Apple” a José Filipe Rodrigues, que desempenha funções em Terapia Ocupacional neste sistema escolar, pela liderança revelada no desempenho da actividade profissional, com estudantes, colegas de trabalho e famílias.

José Filipe Rodrigues foi nomeado para o Prémio “Crystal Apple” por colegas da Associação dos Administradores de Fall River, Crystal Apple Recognition, Honorthework e Massachusetts Education.

O Prémio “Crystal Apple” homenageia individualidades que se distinguem em actividades ligadas ao ensino, objectivando a intervenção/motivação para o uso das capacidades dos estudantes para obterem o melhor sucesso escolar possível.

“O melhor prémio que recebo todos os dias é a evolução positiva e construtiva que cada um dos meus “clientes” demonstra com as minhas intervenções terapêuticas. A melhor oferta que poderemos receber é poder dar, cada vez mais e melhor, e transformar as pessoas em seres cada vez mais independentes nas diferentes actividades que desenvolvem”, disse José Filipe Rodrigues ao Folha 8.

A Terapia Ocupacional defende um ideal holístico na intervenção para o uso máximo das capacidades de cada individuo. O Holismo é uma doutrina que concebe o indivíduo como um todo que não se explica apenas pela soma das suas partes, apenas podendo ser entendido na sua integridade. É, no âmbito das ciências humanas e sociais uma concepção que defende a importância da compreensão integral dos fenómenos e não a análise isolada dos seus constituintes.

José Filipe Rodrigues exerce a sua actividade profissional em pediatria, com crianças que beneficiam da Terapia Ocupacional para melhorar atrasos no desenvolvimento devido, entre outras, a limitações de capacidades físicas, de saúde, emocionais, dificuldades na aprendizagem, intelectuais, autismo e neurológicas, paralisia cerebral, Prader-Willi e síndrome de Down.

José Filipe Rodrigues nasceu no Huambo, Angola, e reside nos EUA. Estudou Engenharia Zootécnica, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Empresas e Terapia Ocupacional na Universidade de Évora, no Emmanuel College de Boston e no New England Institute of Technology.

Nos EUA exerceu a actividade profissional na indústria têxtil e em reabilitação psiquiátrica, geriátrica e pediátrica. Presentemente dedica a sua intervenção apenas em Pediatria no Sistema Escolar Público. Foi colaborador de diversos jornais, em Angola (caso do Folha 8), Brasil, Portugal e Estados Unidos, e tem trabalhos de poesia e contos publicados nestes países.

Artigos Relacionados

Leave a Comment