Sonangol e Equinor assinam memorando de entendimento

ANGOLA. A Sonangol e a Operadora Petrolífera norueguesa Equinor (ex Statoil), assinaram, na manhã desta terça-feira, 26 de Junho, no edifício sede da petrolífera nacional, um memorando de entendimento que instala o compromisso, entre as partes, de desenvolver uma maior cooperação nas áreas de gestão, logística, financeira, científica, pesquisa, desenvolvimento e operações no sector petrolífero.

O documento estabelece as linhas orientadoras, através das quais, a Sonangol e a Equinor, deverão reforçar a sua cooperação e definir as bases para potenciais futuros investimentos a serem efectuados pela Equinor, depois da sua decisão de continuar a investir em Angola, e, conjuntamente, considerar a abordagem sobre as oportunidades e desafios técnicos atinentes à exploração e desenvolvimento de petróleo.

O acordo corporiza o papel da Sonangol, enquanto concessionária, e a sua aposta na promoção e atracção de novos investimentos para as concessões de hidrocarbonetos.

A definição dos pontos consagrados no memorando tem em consideração a reconhecida experiência técnica e científica, a elevada qualificação e experiência dos recursos humanos, bem como a capacidade sólida de gestão técnica, material e financeira da Equinor.

O memorando foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Carlos Saturnino, e pelo Presidente e Chefe da Comissão Executiva da Equinor, Eldar Saetre, em acto presenciado por membros do Conselho de Administração da petrolífera nacional e quadros seniores de ambas empresas.

Fonte: Comunicado da Sonangol

Artigos Relacionados

Leave a Comment