SONANGOL APOIA HOSPITAL PEDIÁTRICO DE LUANDA

ANGOLA. A Sonangol celebrou na manhã desta sexta-feira, 11 de Maio, um protocolo de cooperação com o Hospital Pediátrico David Bernardino. Com o acordo firmado, que terá a duração inicial de um ano, o Hospital Pediátrico passa a beneficiar de um patrocínio mensal da petrolífera nacional, no valor de USD 200 mil, destinados à aquisição de medicamentos e meios gastáveis.

No âmbito das acções de responsabilidade social da Sonangol, o mesmo Hospital, deverá igualmente usufruir, ainda no decurso deste ano, de um outro apoio, num valor de um a dois milhões de Dólares, para suportar acções de formação de quadros e benfeitorias estruturais na unidade de saúde de maior referência para o atendimento de crianças no País.

Com esse gesto, a Sonangol junta-se aos esforços do Governo e responde a um apelo do Presidente da República, João Lourenço, no sentido de as empresas do sector dos Recursos Minerais e Petróleos apoiarem unidades hospitalares de referência, como forma de amenizar as inúmeras dificuldades que experimentam.

O PCA Carlos Saturnino, que rubricou o acordo pela Sonangol, disse no final que foi com agrado que a petrolífera estatal acolheu a possibilidade dada pelo executivo, que, na verdade, foi ao encontro de uma pretensão delineada em Conselho de Administração que engendrava uma acção de responsabilidade social mensal.

O PCA adiantou ainda que a Sonangol vai fazer todo o esforço para garantir o apoio regular, enfatizando que, quer de um modo particular, para a área da saúde, como, em geral, para outras áreas da vida do País, a acção social da Sonangol tem sido de grande monta.

A assinatura do protocolo foi precedida de uma visita, que permitiu aferir as péssimas condições de um Hospital cuja demanda é de longe superior a capacidade de atendimento, conforme frisou o Director do mesmo, Francisco Domingos.

O acto, sob a alçada da Direcção de Responsabilidade Social Corporativa da Sonangol, foi presidido pela Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, e pelo Secretário de Estado dos Petróleos, Paulino Jerónimo, em representação do Ministro do pelouro. Presenciaram secretários de Estado da Saúde, membros do Conselho de Administração da Sonangol e altas figuras das várias entidades intervenientes.

Artigos Relacionados

Leave a Comment