É preciso resgatar (pôr fim)
esta “Operação Resgate”

Pelo menos 17 elementos entre efectivos da polícia e agentes da fiscalização de Angola foram detidos e encaminhados a tribunal por “tentativa de extorsão, conduta indecorosa e descaminho de bens” no âmbito da “Operação Resgate”, foi hoje anunciado, em Luanda. Marimbondos proliferam e, ao que parece não há dinheiro para comprar… insecticidas.

Por Orlando Castro (*)

Numa conferência de imprensa destinada a fazer um balanço daquela operação, que decorre há mais de um mês em todo o país, o porta-voz da Polícia Nacional, comissário Orlando Bernardo, indicou que os casos foram maioritariamente denunciados por cidadãos lesados.

Dos elementos já sob custódia da polícia, explicou, cinco elementos vão a julgamento por descaminho de bens, quatro por conduta indecorosa, três por embriaguez, quatro por negligência e um por ameaça.

Quando se começa a construir a casa pelo telhado o resultado é este. Não teria sido mais aconselhável limpar primeiro a casa e só depois ir limpar a casa do vizinho? É uma vergonha. Só não é uma enorme vergonha porque, com excepção do Governo, todos sabiam que isso iria acontecer. Pena é que a responsabilização não comece de cima para baixo.

A operação, iniciada a 6 de Novembro, decorre por entre protestos da sociedade civil e já deu origem a algumas manifestações, sobretudo de zungueiras, devido aos excessos das autoridades.

A Polícia informou igualmente que deteve um efectivo da corporação que, na última semana, “disparou mortalmente” contra uma adolescente de 13 anos, em Luanda, adiantando que o agente em causa foi submetido a um processo “disciplinar e criminal”, por ser um crime de homicídio voluntário, ocorrido fora do âmbito da “Operação Resgate”.

Nesse domínio, acrescentou o oficial superior, 40 vendedores ambulantes foram julgados e condenados em tribunal a penas de prisão, convertidas em multa, por desobediência às autoridades policiais.

Segundo Orlando Bernardo, ao longo dos mais de 30 dias da operação, destinada a “resgatar a autoridade” do Estado e que deverá decorrer por “tempo indeterminado”, foram detidos 4.735 cidadãos, encerrados 1.208 mercados de rua, 1.735 estabelecimentos comerciais e 1.606 igrejas ilegais.

Foram ainda desmantelados pelo menos 18 grupos de marginais, recuperadas 23 viaturas e cinco toneladas de acessórios de automóveis.

Vergonha à medida do MPLA

Tal como aqui se escreveu no dia 3 de Novembro, a “Operação Resgate” assemelha-se a uma espécie de purga, de limpeza e extinção de angolanos pobres, de algo que, aos mais velhos, recorda um tenebroso dia de 1977. Mais exactamente o dia 27 de Maio…

A “Operação Resgate” é uma espécie de “lei marcial” para pôr o país em “estado de sítio”, doa a quem doer. Palavra do Presidente da República. Alvos? Sobretudo os angolanos e angolanas pobres que, julgando terem direito a viver, tudo fazem para de forma honesta arranjar alguma coisa para dar de comer aos filhos.

O Governo, mais este do que os anteriores – muito mais este -, entende que se esses angolanos não conseguem viver sem comer, então não servem para viver. Como líder de uma casta superior, João Lourenço entende que é mais fácil acabar com os pobres do que acabar com a pobreza. Vai daí, põe novamente a sua enormíssima razão da força nas ruas para, sem apelo nem agravo, mandar a força a razão para uma qualquer vala comum.

Mais uma vez assiste-se à reedição do que o poeta António Jacinto escreveu sobre os piores tempos do colonialismo. Ou seja, os angolanos, sobretudo mulheres e homens pobres e desempregados, vão ser varridos da sociedade e em paga receberão – na melhor das hipóteses – “desdém, fuba podre, peixe podre, panos ruins, cinquenta angolares e porrada se refilarem”.

Desta vez, contudo, a ditadura populista e demagógica de João Lourenço, terá de enfrentar a oposição pacífica de todos quantos, apesar de terem alguma coisa na barriga, não esquecem os seus irmãos que, por manifesta e criminosa incapacidade e incompetência do Governo do MPLA (há 43 anos no Poder), são gerados com fome, nascem com fome e morrem pouco depois com fome.

O Povo vai sair à rua. Tem de sair à rua. Poderemos morrer de barriga vazia, mas morremos a lutar. Mas, mesmo morrendo, não seremos derrotados porque só é derrotado quem deixa de lutar. E haverá sempre vivos dispostos a lutar. Lutar de forma pacífica… se isso for possível.

Já lá vai um ano. Os ortodoxos seguidores de João Lourenço (que ontem, tal como o próprio JLo, eram incondicionais seguidores de José Eduardo dos Santos) não conseguem deixar a todos nós angolanos algo mais do que a pura expressão da cobardia que, entre outras coisas, faz com que milhões de angolanos tenham pouco ou nada, e poucos tenham muitos milhões.

É uma vergonha, Presidente João Lourenço. O “resgate” da Nação não se pode fazer à custa da vida e da dignidade dos angolanos, sejam eles membros do Governo ou zungueiras. Somos todos angolanos. Sabemos que, também para si, há angolanos de primeira e de segunda (talvez até de terceira). Mas daí a querer resgatar qualquer coisa, por mais nobre o relevante que ela seja, à custa da vida (e dos bens) dos mais indefesos é um crime contra a humanidade.

Mais uma vez (e já começam a ser muitas), a esperança que João Lourenço nos mostrou parece esfumar-se na troca de carrascos. A clientela tem de ser alojada e os “cristãos-novos” juram fidelidade ao novo líder da Igreja Universal do Reino de JLo. Este, com a maestria de quem domina a arte de bem comandar rebanhos de carneiros, vai tornando o país no seu reino.

Talvez esses génios, os de ontem e os de hoje, os de hoje que eram os de ontem, quase todos paridos nas latrinas da mesquinhez e da cobardia, pensem que não é necessário dar corpo e alma à angolanidade. Para João Lourenço (a “Operação Resgate” é a cereja no topo do bolo) Angola é o (seu) MPLA e o (seu) MPLA é Angola. É por isso que alimenta o ódio e a discórdia, o racismo, não reconhecendo que – mesmo sendo Presidente – a sua liberdade termina onde começa a dos outros, mesmo que sejam zungueiras.

Porque não há comparação entre o que se perde por fracassar e o que se perde por não tentar, permitimo-nos a ousadia (que esperamos – com alguma ingenuidade, é certo – compartilhada por todos os que respondam a esta chamada) de tentar o impossível já que – reconheçamos – o possível fazemos nós todos os dias… desde 11 de Novembro de 1975.

Como jornalistas, como angolanos, como seres humanos, nós cá no Folha 8 entendemos que a situação no nosso país volta a ultrapassar os limites, em nada preocupando os que, estando no poder há 43 anos, nada fazem para acabar com a morte viva de um povo que morre mesmo antes de nascer.

E morre todos os dias, a todas as horas, a todos os minutos. E morre enquanto João Lourenço e o respectivo séquito de bajuladores cantam e riem, brincam às exonerações e às nomeações… e às “operações resgate”. E morre enquanto outros, nos areópagos do poder em Luanda, comem lagosta. E morre enquanto outros, cerca de 20 milhões, mal sabem o que é comer.

É que, saiba disso Presidente João Lourenço, queira ou não, como na guerra, o Poder é uma ilusão quando o povo morre à fome. E o nosso Povo morre de barriga vazia. Tal como está a Angola profunda, a Angola real, ninguém sairá vencedor. Todos perdem. Todos perdemos.

Reconhecemos que o próprio João Lourenço tem, de vez em quando, consciência de que a sua democracia ditatorial não é uma solução para o problema angolano, sendo antes um problema para a solução. O afã exacerbado, quase patológico e necessariamente canibalesco, de permitir esta “Operação Resgate” é um grave indício daquilo que, de facto, nos querem fazer.

Cremos que é, ou pode ser, pequeno o passo que é preciso dar para que os angolanos, irmãos com muito sangue derramado, se entendam para ajudar Angola a ser um país onde os angolanos sejam todos iguais e não, como agora acontece, uns mais iguais do que outros.

Se nos entendemos para que Angola deixasse de ser uma gigantesca vala comum, não será difícil entender que a força da razão pode e deve substituir a razão da força. José Eduardo dos Santos não o entendeu durante 38 anos. João Lourenço disse que entendeu mas, até agora, só conseguiu substituir as raposas de Eduardo dos Santos que estavam a tomar conta do galinheiro por outras… raposas. As suas, algumas repescadas do elenco anterior.

Durante demasiados anos de guerra, os angolanos mataram-se uns aos outros. Acabada essa fase, os angolanos continuam a matar-se uns aos outros. Não directamente pela força das armas, mas pelo poder que as armas dão aos que querem subjugar os seus irmãos que consideram de espécie inferior.

Mais do que julgar e incriminar importa, nesta altura, parar. Parar definitivamente. Não se trata de fazer um intervalo para, no meio de palavras simpáticas e conciliadoras, ganhar tempo e continuar o processo de esclavagismo, ganhar tempo para formar novos milionários, ganhar tempo para sabotar eleições, ganhar tempo para continuar a enganar o Povo.

Convém, por isso, que a democracia, a igualdade de oportunidades, a justiça, a liberdade e o Estado de Direito cheguem antes de alguém resolver puxar o gatilho. Esperamos que disso se convença João Lourenço, um angolano que certamente não se orgulha de ser presidente de um país onde os angolanos são gerados com fome, nascem com fome e morrem pouco depois com fome.

Ou será que se orgulha?

(*) Com Lusa

Artigos Relacionados

One Thought to “É preciso resgatar (pôr fim)
esta “Operação Resgate””

  1. Fernas

    Lamentável que os jornalistas deste jornal pleitem pelo fim destas operações.
    lamentável, pois não se apercebem que àparte das questoes partidárias ou outras, o País precisa de Ordem, Disciplina, Controlo, etc, e tem que começar por algum lado e face à experiência que temos connosco próprios, É PRECISO MÃO DURA, pois nós apreciamos a liberdade sem fronteiras, a anarquia, preguicite, etc.
    Queremos um país com futuro ou tencionam seguir o exemplo da restante Africa rica ? (Nigéria, Congo, Ghana, etc ?)
    Sejam mais objectivos e sérios nas Vossas abordagens, senão criam incertezas, confusão e nada mais.

Leave a Comment