Mais cultura, mais Angola

Assinala-se amanhã, dia 27 de Março, o dia Mundial do Teatro, data Instituída pelo Instituto Internacional de Teatro, afecto à UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Cultura e Ciência. Ministra da Cultura de Angola, Carolina Cerqueira, quer fortalecer a máxima “A cultura fortalece a nação – Mais cultura, mais Angola”.

O Ministério da Cultura de Angola aproveita a data para “saudar os criadores, encenadores, actores, críticos, responsáveis e gestores de grupos teatrais, assim como aqueles que ao serviço de organismos públicos e privados, associados ou individualmente têm participado no desenvolvimento do teatro angolano”.

Trata-se de uma efeméride que anualmente tem sido celebrada e que vem suscitando o entusiasmo e a colaboração de todos quantos a ela se identificam e associam, pelo que o Ministério da Cultura exorta todos a prosseguirem o seu “profícuo trabalho”.

“Apesar dos resultados positivos que o teatro angolano tem vindo a alcançar, existem ainda carências de infra-estruturas teatrais nas comunidades que permitam aos grupos apresentarem sem grandes dificuldades as suas obras teatrais e com a regularidade desejada, pelo que, se apela a colaboração mais estreita dos Governos Provinciais e do empresariado nacional para o apoio na edificação de salas apropriadas para o teatro em todos os municípios”, salienta em comunicado o Ministério liderado por Carolina Cerqueira.

Assim, diz o Ministério da Cultura, “encorajamos as associações de teatro existentes a prosseguirem a realização de trabalhos de divulgação dos seus objectivos e tarefas e com base na lei criarem representações nas províncias por formas a ajudarem a reforçar a organização e funcionamento dos grupos de teatro na realização de oficinas e seminários, bem como, sugerir acções que melhorem o desenvolvimento do teatro nas comunidades.”

Carolina Cerqueira saúda “a iniciativa do Titular do Poder Executivo para a Implementação do Projecto de Transformação do antigo edifício da Assembleia Nacional em Palácio da Música e do Teatro, da requalificação da Tourada e do Teatro Avenida que vai agregar valor à Cultura Nacional e a possibilidade aos grupos de teatro e não só, desenvolverem a sua actividade em espaços com maior dignidade”.

O Ministério da Cultura reitera o seu desejo de que o dia Mundial do Teatro sirva de reflexão para os desafios que o teatro nos impõe e apela à sensibilidade da opinião pública para a sua importância na sociedade angolana.

Recorde-se que o então presidente da República, José Eduardo dos Santos, criou através de um Despacho Presidencial publicado em Diário da República de 31.08.2017, uma comissão multi-sectorial para a implementação do projecto de transformação do antigo edifício da Assembleia Nacional em Palácio da Música e do Teatro.

A coordenação dessa comissão caberia ao ministro da Construção e integrava os titulares da Cultura, das Finanças, Urbanismo e Habitação, o secretário para os assuntos sociais do Presidente da República, entre outros.

“O diploma justifica a necessidade de se atribuir uma utilidade de natureza social e cultural ao antigo edifício da Assembleia Nacional, com vista ao melhor aproveitamento da sua componente arquitectónica e histórica”, referiu-se na altura.

Na cena do teatro angolano muitos grupos já atingiram níveis que permitem a sua participação em eventos importantes a nível internacional. Contudo segundo os actores nacionais muito precisa ainda de ser feito.

Artigos Relacionados

Leave a Comment