DIVISAS DESCEM MAS GARANTEM OPERAÇÕES DAS COMPANHIAS AÉREAS

ANGOLA. A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola (BNA) à banca comercial desceu 6% na última semana, face à anterior, para 221,6 milhões de euros, mas garantindo operações das companhias aéreas pela segunda semana consecutiva.

A informação consta do relatório semanal do BNA sobre a evolução dos mercados monetário e cambial, entre 10 e 14 de Julho, e surge após os 236,4 milhões de euros e 166,4 milhões de euros disponibilizados nas duas semanas anteriores.

Segundo o documento, as divisas vendidas – mantêm-se exclusivamente em euros há mais de um ano -, equivalentes a 247,6 milhões de dólares, cobriram as necessidades de vários sectores (104,4 milhões de euros), sector petrolífero (17,9 milhões de euros), bem como operações com cartas de crédito asseguradas pelo BNA (26,5 milhões de euros) para atender às necessidades de importação de bens alimentares e para o sector produtivo.

O sector das Energia e Águas recebeu, na segunda semana de Julho, divisas no montante de 9,6 milhões de euros, enquanto as companhias aéreas internacionais, que se queixam de perto de 500 milhões de dólares em depósitos em moeda nacional por repatriar para os países de origem, como é o caso da portuguesa TAP, receberam, no mesmo período, 10,7 milhões de euros. Estas empresas tinham já recebido na semana anterior 27,2 milhões de euros em divisas.

Casas de câmbio (nove milhões de euros) e empresas de envio de remessas para o exterior (nove milhões de euros) também receberam divisas, o mesmo acontecendo com trabalhadores expatriados (1,3 milhões de euros), neste caso para garantir o envio de salários para os países de origem.

A taxa de câmbio média de referência de venda do mercado cambial primário, apurada pelo banco central no final da última semana, manteve-se praticamente inalterada nos 166,744 kwanzas por cada dólar e nos 186,298 kwanzas por cada euro, e praticamente sem mexidas há mais de um ano.

No mercado de rua, a única alternativa, embora ilegal, face à falta de divisas aos balcões dos bancos, cada dólar norte-americano custa à volta de 390 kwanzas.

A conjuntura desfavorável levou a uma forte quebra na entrada de divisas no país e a limitações no acesso a moeda estrangeira aos balcões dos bancos, dificultando nomeadamente as importações.

Além disso, devido à suspensão de acordos com bancos estrangeiros para correspondentes bancários para compra de dólares desde 2016, a banca angolana apenas consegue comprar divisas ao BNA, no caso euros, como explicou em Abril o governador do banco central.

Lusa

Artigos Relacionados

Leave a Comment