REBELDES MATARAM DEZENAS DE PESSOAS

REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA. Milícias na República Centro-Africana mataram pelo menos 20 pessoas e feriram muitas mais em ataques no centro do país-

“Pelo menos 20 pessoas foram mortas e muitas outras feridas em ataques cometidos por elementos da ex-Séléka (milícias) contra Kaga Bandoro [60 quilómetros a norte da capital] e aldeias próximas, provocando o medo entre os habitantes, que fugiram para o mato ou para localidades vizinhas”, afirmou uma fonte, sob anonimato.

Num comunicado, a missão da ONU no país (MINUSCA) indicou ter “decidido reforçar o seu dispositivo militar em Kaga Bandoro e em Ndomété para prevenir o agravamento da situação”.

“A força MINUSCA já interveio em Ndomété para separar os beligerantes, a fim de evitar as repercussões sobre a população civil, assim como em Kaga Bandoro, para reforçar a segurança na localidade, nomeadamente a do hospital de deslocados”, acrescenta no comunicado a MINUSCA, missão da ONU que conta com cerca de 10.000 capacetes azuis.

Kaga Bandoro é o bastião do grupo rebelde Frente Patriótica para o Renascimento da República Centro-Africana (FPRC), de Noureddine Adam, um grupo armado que surgiu da ex-coligação rebelde Séléka.

Artigos Relacionados

Leave a Comment