PREÇO DO PETRÓLEO E A FALTA DE LIQUIDEZ

ANGOLA. Os países da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), incluindo Angola e Guiné Equatorial deverão sofrer problemas de liquidez devido às dificuldades de financiamento do défice devido aos baixos preços do petróleo.

De acordo com o relatório da agência de notação financeira Moody’s ‘Pressões de liquidez relacionadas com o petróleo vão enfraquecer ainda mais o perfil de créditos dos países da CEEAC’, os países desta comunidade “deverão enfrentar crescentes pressões de liquidez, à medida que lutam para financiar os grandes défices orçamentais, e com menos opções de financiamento”.

O documento, enviado hoje aos investidores, não é uma acção de ‘rating’, mas antes uma opinião sobre um determinado sector, região ou área, e aborda o impacto da descida dos preços do petróleo nas economias desta comunidade económica e as suas implicações nas finanças públicas.

“Os persistentes défices motivados pelo petróleo vão continuar a criar grandes requisitos de financiamento; os governos registaram grandes défices orçamentais ao mesmo tempo que os preços estão em baixa, e já praticamente esgotaram as opções tradicionais de financiamento”, comentou a analista sénior Lucie Villa.

Em Agosto, o Governo de Angola mudou as previsões oficiais para o crescimento do Produto Interno Bruto este ano, antecipando agora uma expansão económica de apenas 1,1% este ano, quando antes o valor apontava para 3,3%, e um aumento da expectativa para a inflação, que passa de 11% para 38,5%.

Artigos Relacionados

Leave a Comment