NIGÉRIA VOLTA A SER O MAIOR PRODUTOR DE PETRÓLEO

ANGOLA. A Nigéria destronou em Outubro Angola como maior produtor africano de petróleo, ao fim de sete meses de liderança, devido à diminuição, no espaço de um mês, de 165 mil barris de crude por dia na produção angolana.

A informação, que resulta de fontes secundárias, consta do relatório com os dados de Outubro da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), divulgado hoje, e reflecte a segunda quebra consecutiva mensal na produção angolana, que no mês passado desceu para 1,586 milhões de barris por dia.

Já a Nigéria garantiu em Outubro uma produção diária equivalente a 1,628 milhões de barris de petróleo. O país começou 2016 – e como nos acumulados de anos anteriores – a liderar a lista africana, com 1,853 milhões de barris diários (contra os 1,742 milhões de Angola), mas viu a produção descer até aos 1,444 milhões em maio, o valor mais baixo do ano, segundo a OPEP.

Após sete meses no segundo lugar, a produção nigeriana deu um salto de 170,2 mil barris por dia em Outubro, destronando Angola na liderança entre os países da OPEP em África.

A produção na Nigéria tem sido condicionada por ataques terroristas, grupos armados e instabilidade política interna, sobretudo no primeiro semestre, mas desde agosto que tem vindo progressivamente a aumentar.

Angola enfrenta desde final de 2014 uma profunda crise económica, financeira e cambial decorrente da forte quebra nas receitas petrolíferas. Em menos de dois anos, o país viu o barril exportado passar de mais de 100 dólares para vendas médias, no primeiro semestre deste ano, de 36 dólares por barril, segundo dados do Ministério das Finanças.

Segundo a mesma informação, o país produziu em média, no primeiro semestre do ano, 1,77 milhões de barris de crude por dia.

O relatório da OPEP divulgado hoje, mas neste caso com dados referentes a Setembro, indica que Angola foi o principal fornecedor de petróleo da China naquele mês, com uma quota de 13% do total das compras chinesas de crude (8,1 milhões de barris por dia), seguida do Iraque e da Rússia (12%).

Só as exportações angolanas de petróleo com destino à China aumentaram 250 mil barris por dia em Setembro, refere a OPEP.

Lusa

Artigos Relacionados

Leave a Comment