“Made in” Angola

O inventor angolano Armelim de Jesus Maria Cardoso sagrou-se vencedor da Feira do Inventor e Criador Angolano (FEICA) de Luanda e Bengo na categoria de “freelancer” com o projecto “Veículo Nahary”.

O projecto vencedor convenceu os jurados que avaliaram o impacto social do mesmo, tendo em conta a sua aplicabilidade, Foi por isso que se rendeu ao projecto “Veiculo Nahary” (automóvel fabricado em Angola) e lhe atribuiu o primeiro lugar.

Ainda nesta categoria, o inventor Inácio Simão ficou em segundo lugar apresentando o dispositivo multifuncional para deficientes físicos e doentes, seguido de um grupo de cinco inventores que apresentaram o software de inter-ajuda “Gueder”, que espelha o intercâmbio entre as universidades.

Para a categoria de Instituições Ensino Geral, o vencedor foi o Instituto Médio Politécnico do Bengo, em segundo lugar ficou o Complexo Escolar do Cazenga e por último o Instituto Alda Lara.

Para a categoria de empresas, o primeiro lugar coube a Tecmicro, em segundo ficou a Orpheus Comunicações e Sistemas e em terceiro a Coart.

No grupo das instituições de investigação científicas foi vencedor a Universidade Agostinho Neto (UAN), seguida do Isutic e em terceiro a Universidade Metodista de Angola (UMA).

Para as instituições de ensino superior, o primeiro classificado foi a Universidade Agostinho Neto (UAN), seguida da Universidade Metodista de Angola (UMA) e em terceiro foi Isutic.

Os vencedores das antecâmaras de todas províncias, agrupadas segundo as oito regiões académicas, vão participar na 7ª edição da Feira Nacional do Inventor e Criador Angolano a decorrer entre os dias 9 a 13 de Setembro de 2015.

Esta 7ª edição da Feira realizar-se-á em simultâneo com a Feira da Ciência e Tecnologia e a Feira Internacional de Ideias -Invenções e Valorização de Produtos, ambas na sua 2ª edição, coincidirá ainda com a 4ª edição da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, no mesmo período de 9 a 13 de Setembro de 2015, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

O Ministério da Ciência e Tecnologia (Minct) realiza feiras desde 2009 tendo descoberto verdadeiros talentos, que têm representado Angola em eventos internacionais similares, com particular destaque para a Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos, que se realiza anualmente na República Federal da Alemanha – Nuremberg, e a Feira Internacional do Inventor, que se realiza também anualmente em Genebra, Suíça.

Artigos Relacionados

Leave a Comment