Angola estrangula exportações portuguesas

As exportações de Portugal para Angola desceram 27% em Agosto, para 171 milhões de euros, quando comparadas com as vendas nacionais para Angola, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) de Portugal.

S egundo os números, Portugal exportou produtos e bens no valor de 171,2 milhões de euros em Agosto deste ano, quando no ano passado tinha vendido a Angola o equivalente a cerca de 234 milhões de euros.

A quebra de 27% está mais ou menos em linha com as descidas registadas nos meses anteriores, e segue a tendência de abrandamento registada nas vendas para Cabo Verde e Guiné Equatorial, cujas vendas desceram 13,6 e 52,2%, respectivamente.

Em sentido inverso, as exportações portuguesas para Moçambique aumentaram 28,6% em Agosto face ao período homólogo do ano passado, subindo de 28,6 milhões de euros para 36,8 milhões, o mesmo acontecendo com as vendas para São Tomé e Príncipe (19,4%), para 4,9 milhões, e para Timor-Leste, que registou uma subida exponencial de 409,1%, tendo aumentado de 506 mil euros para 2,5 milhões de euros.

No total, as exportações de bens aumentaram 5,8% e as importações 2,4% no trimestre terminado em Agosto de 2015, face a igual período do ano passado, segundo os dados divulgados hoje.

De acordo com o INE, em termos das variações homólogas mensais em Agosto as exportações de bens aumentaram 3,3% e as importações de bens subiram 1,7% face ao mês homólogo (+4,8% e -0,9% em Julho de 2015, respectivamente).

O défice da balança comercial diminuiu 331,1 milhões de euros para 2.425,7 milhões de euros e a taxa de cobertura aumentou para 83,9%, mais 2,7 pontos percentuais face ao período homólogo.

Em Agosto, o comércio internacional de bens regista tradicionalmente um abrandamento face ao mês anterior, devido à paragem de laboração de algumas empresas durante o período de férias, sublinha o INE.

Analisando apenas o comércio intra-comunitário, no trimestre terminado em Agosto, as exportações aumentaram 6,8% e as importações 7,8%, face ao período homólogo, a que correspondeu uma taxa de cobertura de 78,8% e um défice de 2.409,5 milhões de euros.

Em Agosto, as exportações intra-UE aumentaram em termos homólogos 5,1% (5,6% no mês anterior), devido fundamentalmente ao aumento das máquinas e aparelhos, outros produtos e veículos e outro material de transporte, assim como as importações subiram 4,3% (4,2% no mês anterior), reflectindo a evolução generalizada de quase todos os grupos de produtos.

Face a Julho, as exportações intra-UE caíram 32,1%, comportamento registado na quase totalidade dos grupos de produtos, assim como as importações 24,7%, o que traduz a queda verificada na generalidade dos grupos de produtos.

Quanto ao comércio extra-comunitário, no trimestre em causa as exportações subiram 3,4% e as importações caíram 11,3%, em termos homólogos, o que resultou num défice de 16,2 milhões de euros e numa taxa de cobertura de 99,6%.

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, as exportações Extra-UE aumentaram 5,8% e as importações avançaram 5,5% atingindo o saldo da balança comercial um excedente de 1.014,9 milhões de euros, a que correspondeu uma taxa de cobertura de 148,6%.

Em Agosto, as exportações para os países terceiros diminuíram 0,5% face a Agosto de 2014, sobretudo devido ao comportamento dos combustíveis minerais e metais comuns e as importações caíram 4,8%, principalmente devido aos combustíveis minerais.

Em termos de variações mensais, em Agosto as exportações extra-UE diminuíram 20,3% face a Julho, devido ao comportamento da quase generalidade dos grupos de produtos, destacando-se os combustíveis minerais, veículos e outro material de transporte e madeiras e cortiça

Artigos Relacionados

Leave a Comment