POVO MORRE DE FOME ENQUANTO O MPLA GASTA MILHÕES EM PUBLICIDADE À SONANGOL

Luanda vive uma onda de protestos nunca antes vivida devido ao aumento do preço dos combustíveis e ao fim de todo o tipo de subsídios sem assistência social para apoiar a população… e aí descobrimos que a Sonangol gasta há anos quantias absurdas de dinheiro em patrocínios em carros de luxo de Fórmula 1. E este carro com os logótipos da Sonangol em locais estratégicos custa uma fortuna à Sonangol, que deveria, no entanto, canalizar estas quantias absurdas para projectos sociais com forte impacto populacional.

Por Osvaldo Franque Buela

Este carro que tivemos oportunidade de filmar em frente ao hotel onde nos encontramos na cidade de Le Mans participou este ano no famoso circuito das 24 Horas de Le Mans e, enquanto o movia, passou à nossa frente e os logótipos da Sonangol chamaram-nos a atenção. Mas quanto custa este patrocínio ao Estado? Estas despesas são monitorizadas e acompanhadas pelo executivo, ou é uma espécie de extravagância do sistema de gestão de um Estado falhado?

O custo da publicidade num carro de corrida nas 24 Horas de Le Mans pode variar enormemente, desde algumas centenas de milhares de euros até vários milhões de euros, ou até mais, dependendo de vários factores. Este carro pertence a uma equipa forte, cujo nome não menciono por respeito aos acordos celebrados com a Sonangol, que lhe são de direito.

De acordo com as informações que recebi, comuns neste tipo de parcerias, a visibilidade do lugar é um factor estratégico, sendo necessário pagar, como a Sonangol pagou, para aparecer em bons e melhores lugares, como ilustra a imagem.

Os lugares “principais” no automóvel (capot, laterais, spoiler traseiro) são os mais caros devido à sua máxima visibilidade na televisão e em fotos. No entanto, locais menos visíveis (retrovisores, soleiras das portas) são mais baratos.

O outro factor que faz subir os preços é a categoria do carro e da equipa: patrocinar uma equipa de topo na categoria Hypercar (a mais bem-sucedida) será consideravelmente mais caro do que patrocinar uma equipa na LMP2 ou na GTE. As equipas de fábrica ou aquelas com uma longa história e um histórico sólido exigirão orçamentos mais elevados.

A questão que me coloco é: quem são estas pessoas que estão por detrás deste tipo de despesa e quanto é que isso traz para o país, numa altura em que o Estado não fornece qualquer forma de compensação salarial aos trabalhadores e aos mais desfavorecidos para lidar com o aumento dos preços dos combustíveis.

As imagens que circulam em Luanda de agentes da autoridade a saquear empresas são uma ameaça moralmente grave para a sociedade, juntamente com as quantias que o Estado gasta, sem qualquer impacto na população, em parcerias falsas que beneficiam apenas os criminosos por detrás destes esquemas.

Ninguém tem uma explicação para este tipo de transacção financeira, pois não sabemos como avaliar o âmbito desta parceria. Um simples logótipo no automóvel é uma coisa, mas uma parceria de patrocínio completa pode incluir direitos de activação, eventos promocionais, acesso à equipa e aos pilotos para campanhas de marketing, conteúdo exclusivo, hospitalidade VIP, etc. Quanto maior for a parceria, maior será o custo, e os nossos parlamentares não podem pedir ao governo que esclareça isso?

Das informações limitadas que temos de agências de patrocínio de marcas, encontrámos alguns preços, como um espaço de 80 cm x 50 cm em duas portas, que pode custar cerca de 100.000€.

As parcerias de patrocínio no WEC podem começar em algumas centenas de milhares de euros e atingir vários milhões de euros em acordos mais estruturados. Há rumores de que os patrocínios totais para as principais equipas chegam a cerca de 20 milhões de euros.

Para uma equipa privada, correr com um carro nas 24 Horas de Le Mans pode custar entre 1,5 e 5 milhões de dólares para o evento em si, mesmo sem incluir os custos de patrocínio.

É importante notar que os valores precisos raramente são divulgados publicamente e dependem de negociações privadas entre equipas e patrocinadores. Gostaria apenas de concluir dizendo que, para obter um orçamento preciso, faça a sua pesquisa directamente, contactando as equipas ou agências especializadas em patrocínio desportivo. A realidade é que o MPLA rouba o dinheiro ao povo e investe-o muito mal. É tempo de acabar com este partido mafioso, sanguinário e assassino.

Que Deus abençoe Angola e a revolta do seu povo pelo seu futuro.

Visitado 714 times, 327 visitas hoje

Artigos Relacionados

Leave a Comment