ANGOLA. O activista angolano Manuel Chivonde ‘Nito Alves’ manifestou-se hoje “solidário” com José Filomeno dos Santos, detido desde segunda-feira no Hospital Prisão São Paulo, defendendo “justiça limpa e democrática a quem comete crimes e não uma alegada perseguição”.
O activista, detido em 2015 no processo dos “15+2”, falava hoje aos jornalistas defronte da Cadeia do Hospital Prisão de São Paulo, em Luanda, onde se dirigiu para fazer entrega de uma “Carta com 10 regras de como viver em felicidade dentro de uma cadeia” ao filho do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos.
Segundo Nito Alves, apesar de ser contra aquilo que classifica como “ditadura” do antigo Presidente angolano, está solidário com a situação de ‘Zenu’, como é conhecido localmente o ex-presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola.
José Filomeno dos Santos está em prisão preventiva desde segunda-feira, pelo seu envolvimento numa alegada transferência ilícita de 500 milhões de dólares para o exterior e por uma suposta má gestão do Fundo.
“Zenu encontra-se detido no Hospital Prisão de São Paulo, uma das cadeias onde já passei e praticamente não sabe as normas e regras de uma cadeia. Eu sinto muito por ele, do ponto de vista moral e na área dos direitos humanos”, disse o activista angolano.
“Quem comete um crime tem de pagar. Mas isso não significa que se tem de humilhar os filhos de José Eduardo dos Santos, não significa que tem de haver perseguição aos políticos que detinham o poder naquela era. Se cometeram [crimes], têm de pagar através de uma justiça limpa e democrática”, sublinhou.
Lusa
Agora eu entendo porque o MPLA,acusava essa gente de querer desestabilizar o País…tantos presos nas cadeias uns sem Processo.é mesmo só com os filhos do José Eduardo que -tas Preocupado? ?Agora o dinheiro da CIA já não te chegam ?
O activista angolano Manuel Chivonde ‘Nito Alves’, Bom dia:
Só a dizer que isso também não deixa de ser uma bajulação inteligente há tantos prazos no que refere a corrupção e os desvios das verbas do estado trata-se do fundo soberano(o fundo da nação Angolano que foi desviado para uma só pessoa entre 25 ou 26 milhões de habitante dentro do Território Nacional,saber que se este valor não fosse aplicado e ter melhores projecto para Angola hoje a nossa população estariam a viver ou a ter uma esperança clara uma vez que o objectivo do fundo soberano é de transformar as riquezas não renovável para as riquezas renovável seria bom se tivéssemos a respeitar isso )acredito que a PGR não está a traz da caça bruxa mas sim aos procedimento legais O ZENU não é único que se deve sentir pena se não deixar de correr átraz do combate a corrupção deixar que as coisas continuem conforme o antigo Dirigente, vamos deixar tempo ao novo Presidente da republica dar aos Angolanos sofredor o seu melhore para a melhoria dos sistema financeira do nosso País nada contra ninguém vê que o antigo presidente foi a china receber uma divida até hoje creio que ninguém sabe quanto foi é a obrigação de Angola para a com a China e o que se fez com esta divida é fieo isso.
Portanto se “Quem comete um crime tem de pagar sim.
Mas isso não significa que se tem de humilhar os filhos de José Eduardo dos Santos(Não se trata de humiliação nem de denigrir somos todos cidadão O Sr.Ex.Ministro não se sente humiliado porque?quem comete aguarda para uma justiça)
Não significa que tem de haver perseguição aos políticos que detinham o poder naquela era. Se cometeram [crimes], têm de pagar através de uma justiça limpa e democrática”, Claro que sim por eles estão bem protegido e tem os cuidados diferente aos doutros ele esta numa cadeia onde pode se sentir em casa.