POLÍCIA PRENDE JORNALISTAS E MAIS DE 50 MEMBROS DO MEA

A policia do MPLA liderado pelo presidente da república João Manuel Gonçalves Lourenço prendeu hoje sábado 26 de Abril, mais de 50 membros do Movimento dos Estudantes de Angola enquanto concentravam-se para protestar as péssimas condições que as escolas públicas apresentam e a detenção de 3 jornalistas em exercício das suas funções durante a manifestação realizada pelo MEA.

Por Hermenegildo Caculo

Entre os detidos Hermenegildo Caculo, Jornalista do jornal Folha 8/TV8, o diretor da TV Maiombe Jubileu Panda e Dionísio Antônio profissional do portal o SECRETO.

De acordo com uma fonte que o Folha 8 teve acesso, os membros de direção do Movimento dos estudantes de Angola, vão ao julgamento sumário, por alegada desobediência as autoridades em persistência na marcha.

O líder do Movimento dos Estudantes de Angola Francisco Teixeira, que estava em local incerto dissertou ao F8, que teve de fugir porque a polícia localizou a casa da sua mãe um dia antes da manifestação para prende-lo.

Segundo Jubileu Panda diretor da TV Maiombe, os jornalistas e os Membros do MEA, foram espancados e torturados psicologicamente pelos agentes da polícia durante cinco horas de tempo que os mesmos estavam detidos.

“Saímos apenas a rua para exigir melhores condições nas escolas, não temos água, saneamento básico, merenda escolar, carteiras e outras preocupações que tem deixado um desconforto ao estudantes ” Afirmou Texeira

“Mais uma vez a polícia e o governo do MPLA violou a constituição da república no seu artigo 47, direito a reunião e manifestação e até porque foi uma forma de criticarmos o governo angolano, porque a própria ministra da educação Luísa Grilo recentemente afirmou que o bom cidadão é aquele que crítica aqui, nós o fizemos por meio desta manifestação e fomos todos detidos” concluí Francisco Teixeira

Salientar que a marcha estava prevista a sua concentração apartir das 11 horas no Mercado do São Paulo, com destino ao Governo Provincial de Luanda.

Artigos Relacionados

Leave a Comment