GOVERNOS SUBSOBERANOS AFRICANOS ALARGAM COOPERAÇÃO

O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) e o Governo do Estado de Cross River (Nigéria) assinaram oficialmente um Acordo de hospedagem para a 6ª Conferência de Investimento da Rede de Governos Subsoberanos Africanos 2026, marcando um marco significativo na cooperação regional e na promoção de investimentos em toda a África.

O acordo foi assinado durante a sessão de Engajamento Empresarial Subsoberano realizada à margem da actual Feira de Comércio Intra-Africana 2025 (IATF2025) em Argel, Argélia. Foi assinado pelo Presidente e Chairman do Conselho de Administração da Afreximbank, Benedict Oramah e pelo Governador Executivo do Estado de Cross River, Príncipe Bassey Edet Otu.

O acordo formaliza o papel do Estado de Cross River como anfitrião oficial da Conferência de Investimento AfSNET 2026, agendada para acontecer em Calabar, Estado de Cross River, Nigéria. O evento reunirá líderes subnacionais, investidores, parceiros de desenvolvimento e principais interessados para explorar oportunidades de comércio e investimento nas diversas regiões de África.

A AfSNET, lançada pelo Afreximbank em 2021 em colaboração com a Secretaria da AfCFTA, serve como uma plataforma para fortalecer o papel das entidades subsoberanas na promoção do comércio e desenvolvimento intra-africano. A conferência anual tem como objectivo colocar os governos municipais e estaduais no centro do comércio intra-africano. A edição de 2026 irá destacar projectos prontos para investimento, facilitar a conexão entre investidores e governos locais, e promover a integração regional.

O Governador Executivo do Estado de Cross River, Príncipe Bassey Edet Otu, manifestou entusiasmo pela oportunidade: “Estamos honrados por ser os anfitriões do AfSNET 2026 e apresentar o Cross River como um gateway para investimentos na Nigéria e na África Ocidental. Este evento irá catalisar o crescimento económico, fomentar parcerias e elevar o perfil do nosso estado no palco continental.”

As preparações para o AfSNET 2026 já estão a decorrer, com ambas as partes comprometidas em fornecer um evento de classe mundial. A conferência incluirá sessões plenárias, exposições, reuniões e mostras culturais, oferecendo um ambiente dinâmico para diálogo e realização de negócios.

Falando durante a cerimónia de assinatura, o Presidente Oramah disse: “Quando a Afreximbank lançou a AfSNET em 2021, a nossa visão era clara: amplificar as vozes dos governos subsoberanos na elaboração de políticas económicas, desbloquear oportunidades de investimento e acelerar o comércio em África. Acreditamos firmemente que o desenvolvimento deve ser descentralizado, originando-se onde as necessidades são mais pronunciadas nas nossas cidades, províncias, concelhos e regiões, e disseminando-se para influenciar o progresso nacional e continental.”

Falando no mesmo evento, o Secretário-Geral do Secretariado da AfCFTA, Wamkele Mene, disse: “A integração e transformação da África não será alcançada apenas de cima para baixo. Será construída a partir da base; nos municípios, estados e províncias onde a política se torna realidade na vida das pessoas. A AfCFTA fornece a estrutura, a IATF fornece o mercado e a AfSNET é a ponte entre o poder local e o impacto continental. Aproveitemos este momento para empoderar os nossos subsoberanos, acelerar a AfCFTA e construir uma África mais conectada, inclusiva e competitiva a nível global.”

O Envolvimento Empresarial Subsoberano também proporcionou uma oportunidade para o lançamento da Investopédia do Fórum dos Governadores da Nigéria. A Investopédia destina-se a servir como um documento único que fornece aos investidores informações curadas, credíveis e transparentes sobre o pipeline de projectos nos 36 estados da Nigéria. Foi desenvolvida com o apoio da Afreximbank e outros parceiros.

Ao lançar o Investopédia do Fórum dos Governadores da Nigéria, o Governador do Estado de Ogun, Príncipe Adedapo Oluseun Abiodun, afirmou que o Investopédia do Fórum dos Governadores da Nigéria posicionará os Estados como destinos de capital credíveis e competitivos, a fim de desbloquear a prosperidade para milhões de pessoas.

Os Estados têm a maior responsabilidade pelo défice de financiamento de infra-estruturas da Nigéria. Os orçamentos públicos não conseguem sustentá-lo e precisamos de mobilizar capital africano e global para executar projectos subnacionais. Isso não apenas resolverá as lacunas de infra-estrutura, mas também criará empregos, promoverá um crescimento inclusivo e desbloqueará uma nova era de prosperidade”, acrescentou Abiodun.

A edição deste ano do Encontro Empresarial Subsoberano em Argel marca a sua quinta edição desde 2021, quando foi fundado. Esteve presente um grupo de governadores, prefeitos e líderes de governos subsoberanos de toda a África e do Caribe. Edições anteriores da conferência foram realizadas em Durban, África do Sul (2021), Abuja, Nigéria (2022), Cairo, Egipto (2023) e Kisumu, Quénia (2024). O evento anual junta líderes subnacionais de todo o continente para trocar ideias sobre como promover o desenvolvimento nas regiões africanas.

Alguns dos projectos que se materializaram a partir da iniciativa AfSNET incluem financiamento para parques industriais e Zonas Económicas Especiais no Estado de Ogun, Nigéria, apoio ao desenvolvimento de um porto profundo no Estado de Cross River, Nigéria, e ajuda na preparação de grandes projectos como a iniciativa Nyanza Light Metals em KwaZulu-Natal, na África do Sul, para a viabilidade financeira, e apoio a estudos de viabilidade para a primeira instalação de fabricação contínua de medicamentos essenciais habilitada para “blockchain” de África, em Kisumu, Quénia.

Visitado 43 times, 43 visitas hoje

Artigos Relacionados

Leave a Comment