ANGOLA TORNA-SE ACCIONISTA DA ATI

A República de Angola tornou-se o 21º estado membro africano e o 1º estado membro lusófono da seguradora pan-africana, Africa Trade Insurance Agency – ATI, depois de pagar uma subscrição de capital de 25 milhões de dólares.

A adesão foi financiada com os recursos do Tesouro Nacional de Angola e com as receitas do projecto histórico de água BITA – um investimento público estratégico para a construção de infra-estruturas de tratamento, abastecimento e armazenamento de água potável que beneficiará 2,5 milhões de pessoas em Angola.

Congratulando-se com a adesão de Angola, o director executivo da ATI, Manuel Moses (foto), salientou a demonstração do empenho do país em diversificar a sua economia através das soluções de mitigação de riscos comerciais e de investimento da ATI.

“Temos o prazer de apoiar Angola na sua busca de diversificação económica e de se tornar uma potência agrícola no continente africano. A adesão de Angola é oportuna, uma vez que os serviços de mitigação do risco e de melhoria do crédito da ATI actuarão como catalisadores para o reforço e a diversificação da economia angolana, apoiando o aumento do investimento, das exportações e do comércio no âmbito do quadro continental africano da ZCLCA”, afirmou Manuel Moses.

Ao abrigo desta estrutura inovadora e única de financiamento misto e garantia, a República de Angola – juntamente com os credores cobertos pela ATI no âmbito da transacção – concordou com a utilização das receitas do empréstimo sindicado para incluir também o financiamento com o objectivo de Angola se tornar membro da ATI. A ATI prestou apoio em termos de garantias e seguros a esta facilidade parcialmente garantida pelo Banco Mundial ao Governo de Angola para a expansão e melhoria do serviço de abastecimento de água nas zonas urbanas e peri-urbanas de Luanda.

A exposição bruta da ATI em Angola, o maior país da região da África Austral, é actualmente de 467 milhões de USD, principalmente nos sectores da construção, energia e gás, comércio e transportes, abastecimento de água e comércio grossista e retalhista, com transacções avaliadas em 1,4 mil milhões de USD.

“Este desenvolvimento foi possível graças ao mandato pan-africano da ATI, que permite à organização cobrir transacções em Angola e não só, apesar de a ATI não ser membro. Agora que Angola é um accionista de pleno direito da ATI, o país pode ter acesso a mais soluções de garantia da ATI para atrair mais Investimentos Estrangeiros Directos e impulsionar o seu comércio interno e externo em toda a região”, explica Manual Moses .

A economia angolana é impulsionada principalmente pelo sector petrolífero, mas o país procura seguir novos modelos de crescimento para a diversificação económica através do sector agrícola e do desenvolvimento do sector privado.

Com o apoio da ATI, Angola está no caminho da consolidação orçamental, da gestão do seu limite de endividamento, do aumento do investimento público e privado, a fim de retomar a curva ascendente do crescimento económico sustentável e inclusivo, bem como do desenvolvimento humano.

A ATI passou de uma pequena empresa africana criada em 2001 para uma instituição pan-africana com presença em toda a África e com um alcance global significativo. Para além de Angola, outros países membros incluem o Benim, Burundi, Camarões, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Etiópia, Gana, Quénia, Madagáscar, Malawi, Níger, Nigéria, Ruanda, Senegal, Sudão do Sul, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia e Zimbabué.

Os membros institucionais incluem o Banco Africano de Desenvolvimento, a Corporação Africana de Resseguros, o Grupo Atradius, a Chubb, a CESCE (ECA espanhola), o Ministério das Finanças da Índia (representado pela ECGC), a SACE SIMEST, o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), o Banco de Comércio e Desenvolvimento (TDB), a Kenya-Re, a PTA Reinsurance Company (Zep-Re) e o Financiamento das Exportações do Reino Unido.

A ATI é uma instituição pan-africana que oferece seguros contra riscos políticos a empresas, investidores e financiadores interessados em fazer negócios em África. Com raízes profundas em África, está melhor posicionada para compreender e avaliar os riscos existentes – e para ajudar a mitigá-los. Como resultado, oferece soluções de risco robustas aos seus clientes. Os seus parceiros financeiros passaram a confiar nas suas avaliações devido à sua credibilidade, solidez financeira e capacidade de subscrição.

Artigos Relacionados

Leave a Comment