A ministra angolana do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, participou hoje em Lisboa na cerimónia oficial de lançamento do “Centro Internacional para a Formação Avançada em Ciências Fundamentais de Cientistas Oriundos dos Países de Língua Portuguesa – Ciência LP”.
O acto, dirigido pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, contou ainda com a presença dos ministros da Educação Nacional e Ensino Superior da Guiné-Bissau, Dautarin Costa, e da Educação, Família e Inclusão Social de Cabo Verde, Maritza Rosabal Peña.
Acompanhada pelo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, a ministra angolana manteve no período da manhã uma reunião de trabalho conjunta com o seu homólogo português.
No período da tarde, Maria do Rosário Sambo manteve encontros de trabalho com várias entidades portuguesas ligadas ao sector do Ensino Superior, tendo participado à noite num jantar oficial oferecido pelo ministro Português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
De referir que o futuro “Centro Internacional para a Formação Avançada em Ciências Fundamentais de Cientistas Oriundos dos Países de Língua Portuguesa – Ciência LP” se destina a atribuir bolsas de estudo a estudantes africanos, contando com a colaboração dos consórcios de Escolas de Engenharia e de Ciências Agrárias de Portugal.
Na ocasião, Maria do Rosário Sambo, numa breve intervenção, reconheceu que a actual prioridade de Angola é a reorganização das suas redes de Ensino Superior e a criação de consórcios, entre diferentes instituições de ensino, que possam colaborar com os que agora foram criados em Portugal e envolvem universidades e institutos de várias cidades e regiões.
Neste momento, encontram-se a estudar em Portugal cerca de 10 mil africanos, dos quais cerca de 40 por cento são Angolanos.
Amanhã, faz parte da agenda da ministra Angolana do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação a participação nas comemorações oficiais dos 20 anos do Pavilhão do Conhecimento e Ciência Viva, que contará também com a presença do primeiro-ministro de Portugal, António Costa.