Livro sobre Cabinda
chega hoje às livrarias

A História de Cabinda, na perspectiva do seu estatuto territorial, parte importante da história do enclave, é recuperada em oito ensaios, que chegam hoje às livrarias portuguesas, num livro intitulado “Cabinda: Um território em disputa”.

Editado pela Guerra e Paz e organizado pelo activista angolano Sedrick de Carvalho, um dos detidos no “Processo 15+2”, em 2016, o livro apresenta vários ângulos sobre o mesmo assunto — a questão de Cabinda.

Aborda-se, nesta obra, a formação do território sob perspectivas históricas e jurídicas, defende-se o direito e dever de resistência contra a ocupação, fala-se de Che Guevara como “pai espiritual” da intervenção cubana em Cabinda, analisa-se o tratamento dado por Portugal durante a presidência de Cavaco Silva, descreve-se a forma como Cabinda é referida na imprensa angolana e analisa-se, ainda, o significado político e jurídico do Tratado de Simulambuco, explica a editora.

“Penso que há com este livro a intenção de todos os autores desmistificarem a questão de Cabinda, que não deve continuar a ser ignorada ou tratada como tabu, mas sim ser debatida e falada sem que por isso se vá parar às cadeias”, afirma Maria Manuela Serrano, activista pelos Direitos Humanos, que assina o prefácio.

Os oito autores que aqui dão voz a Cabinda, através dos seus ensaios, são Alberto Oliveira Pinto, historiador, Marcolino Moco e Francisco Luemba, juristas, Rui Neumann, jornalista, Orlando Castro, director-adjunto do jornal Folha 8, Afonso Justino Waco, pastor, e José Marcos Mavungo, preso político angolano de 2015 a 2016, além de Sedrick de Carvalho.

Esta é, então, uma história contada por quem a viveu e a analisa, afirma a editora, sublinhando que três dos autores estiveram presos pela tomada de posição em defesa dos direitos humanos e foram, mais tarde, considerados prisioneiros de consciência pela Amnistia Internacional.

Uma dessas pessoas é Sedrick de Carvalho, condenado pelo regime angolano a mais de quatro anos de prisão, para quem “a permanente discussão entre autonomia económica ou administrativa, secessão e manutenção de Cabinda no espaço territorial angolano é razão fundamental para a elaboração deste trabalho”.

Enclave entre o Congo e a República Democrática do Congo sem fronteiras terrestres com Angola, Cabinda tem sido palco de disputa na secessão territorial, com argumentos em torno de questões históricas, geográficas, culturais e jurídicas.

E se as autoridades angolanas dizem que não há guerra nem guerrilha em Cabinda, alguns autores falam em confrontos violentos e em notícias de assassínios e raptos, perseguição de activistas e religiosos, impedimento de realização de manifestações e imprensa limitada.

A própria activista Mariana Manuela Serrano afirma, no prefácio do livro, que “Cabinda tem sido um palco constante de perseguições, prisões, torturas e assassínio por parte do regime angolano”.

“É essa a verdade que está na origem do livro ‘Cabinda — Um Território em Disputa'”, uma obra “ricamente documentada, para que a memória dos que lutam pela paz no território não se apague”, salienta a editora.

Para a Guerra e Paz, este é “o livro do diálogo”, um diálogo que interessa a todos: ao povo de Cabinda, aos angolanos e também aos portugueses, “a quem esta questão africana não pode deixar de fazer revisitar todo o processo de descolonização e o terrível cortejo de desastres humanos que dele também decorrem”.

Lusa

Artigos Relacionados

One Thought to “Livro sobre Cabinda
chega hoje às livrarias”

  1. Movimento Bhota

    Depois da avalanche dos judeus comunistas no mundo, encheu se de idiotas; Cabinda era o primeiro legitimo enclave em Africa a ser independente;Cabinda tinha mudado tudo. Os brancos ainda seriam hoje os donos em Africa.

Leave a Comment