Estado-Maior da Sonangol
factura êxitos em Houston

Uma importante delegação da Sonangol E.P. participa, desde segunda-feira última, 30 de Abril, na edição de 2018 da Offshore Technology Conference (OTC), que decorre em Houston – Texas (Estados Unidos da América) até ao dia 3 de Maio.

À margem da Conferência, a Sonangol está a realizar uma série de reuniões de negócios, com várias empresas operadoras e de prestação de serviços, que visam o relançamento da actividade do sector.

Na manhã de ontem, a Sonangol manteve um encontro com a operadora norueguesa Statoil, representada pelo seu CEO Eldar Sætre com a qual abordou as oportunidades de investimento em blocos em que a petrolífera nacional possui interesses participativos que poderão ser cedidos.

Carlos Saturnino, Presidente do Conselho de Administração da Sonangol E.P., manifestou igualmente a disposição da petrolífera nacional em futuras parcerias, nomeadamente para a assistência técnica à pesquisa e produção, no âmbito da sua actividade como operadora.

A petrolífera norueguesa que foi também convidada a fazer parte do consórcio de gás, obteve da Sonangol a garantia de implementação do projecto de construção do Centro de Tecnologia na região de Quenguela.

Ainda segunda-feira delegação manteve uma reunião com a petrolífera francesa Total, representada pelo seu CEO Patrick Pouyanné, durante a qual foi analisado o progresso alcançado nas actividades em curso, no âmbito do memorando de entendimento recentemente assinado, que abarca a formação de uma “joint venture” para distribuição de produtos refinados, assim como a elaboração de um contrato de assistência técnica com a Sonangol P&P. A Total foi informada das oportunidades de investimento nas concessões onde a Sonangol pretende ceder parte dos seus interesses participativos, quer em Angola como no exterior do país.

A delegação da petrolífera estatal manteve ainda um encontro com a Direcção da Chevron, dirigida pelo seu Presidente de Exploração e Produção para a África e América Latina, Clay Neff, acompanhado do Director Geral da Cabinda Gulf Oil Company (CABGOC), John Baltz. Da Chevron a Sonangol recebeu a reafirmação de que a petrolífera americana vai manter-se em Angola. O encontro serviu ainda para lavrar perspectivas no sentido do aumento da produção da Chevron nos Blocos 14 (catorze) e 0 (zero).

Na sede da Chevron, a comitiva da Sonangol visitou o Centro de Suporte de Decisão, onde tomou contacto com algumas tecnologias avançadas em termos de controlo de operações na área de perfuração e computação.

A comitiva da Sonangol é liderada pelo Presidente do Conselho de Administração, Carlos Saturnino, e integra os administradores Rosário Isaac, Luís Maria e Alice Sopas, a Presidente da Comissão Executiva da Sonangol Holdings, Josina Baião, os Vogais da Sonangol Hidrocarbonetos Internacional, Filomena Oliveira, e da Sonangol P&P, Carlos Figueiredo, directores corporativos e quadros superiores da Sonangol E.P.

A OTC, que celebra 50 anos de existência, é um evento que reúne, anualmente, profissionais de empresas de Oil & Gas de todo o mundo, para a troca de ideias em relação aos avanços dos conhecimentos científicos e tecnológicos do offshore, debates sobre questões ambientais, palestras e a promoção de serviços, produtos e tecnologias.

O evento é organizado pela SPE (Society of Petroleum Engineers – Sociedade de Engenheiros de Petróleo) permite que as empresas do Oil & Gas tenham acesso à informação de tecnologia de ponta, tendo em conta que é a maior exposição de equipamentos da indústria.

Artigos Relacionados

Leave a Comment