Estádio 11 de Novembro
está em perigo de desabar

Recentemente, na primeira metade do mês em curso, o radialista Cândido Fortunato, da Rádio, 5 canal desportivo da Rádio Nacional de Angola, lançou um alerta na emissão diária “Crónica do dia, ponto de vista, visto ponto a ponto” depois de ter feito uma “visita” de circunstância ao estádio 11 de Novembro.

Nessa visita verificou o estado de conservação em que o mesmo se encontra. O seu testemunho é uma denúncia aterradora do enorme desleixo e desprezo que os nossos (isto é como quem diz!) governantes votam aos bens e ao povo angolanos:

“Parece mentira, mas é verdade, o estádio 11 de Novembro, construído há pouco mais ou menos 7 anos, está à beira de ir abaixo! Quando para lá me desloquei em busca de alguns serviços públicos, já que à volta do estádio há lojas, restaurantes, bancos e mesmo um serviço de migração e estrangeiros, tive a oportunidade de fazer uma vistoria, uma “chekagem” sobre a conservação do mesmo e fiquei bastante preocupado, porque, felizmente, vi nascer aquela grande infra-estrutura que acolheu a CAN de 2010, (Copa de África das Nações) desde que foi posta a primeira pedra até à sua conclusão e inauguração.

O que constatei com olhos de ver é aterrador, os pilares que sustentam o próprio estádio estão a ceder, ou seja, estão a ser demolidos pelo próprio solo a um nível de 20 a 30 centímetros e, em alguns sítios, nota-se já a existência de ligeiras crateras que vão roendo a base dos pilares, além de que os tijolitos que formam a calçada estarem desnivelados ao ponto de formarem lombas aqui e ali e alguns deles estarem fora dos lugares em que foram postos. Pergunta-se: será que ninguém é capaz de ver isso!?

O estádio 11 de Novembro é simplesmente a maior de todas as construções erguidas para receber a CAN de 2010 e hoje podemos ver que as estruturas de base estão a ceder, podendo um dia causar graves dissabores àqueles que para lá se deslocarão para assistir a qualquer evento que aí seja realizado.

Nas repartições que pude visitar, as paredes apresentam fissuras numa abertura de 2 a 5 centímetros, o que ignifica que, se não forem tomadas as devidas medidas elas vão se alargar até poderão provocar a desagregação da parede. Também fui capaz de compreender que o terreno à volta do estádio não foi correctamente compactado, o que provoca essas lombas a que atrás me referi, principalmente na zona próxima da entrada principal do estádio, chamada zona VIP.

Portanto, o alerta está lançado a todos os que queiram tomar a peito esta preocupação, sob pena de termos algum dia uma verdadeira desgraça desportiva. Esperamos pois, que esta situação se possa corrigir quanto antes, porque sabemos que toda a obra de alvenaria tem de ser, de tempos a tempos, submetida a uma indispensável vistoria e manutenção.

O convite está feito e, quem tiver dúvidas, é só deslocar-se ao estádio 11 de Novembro e percorrer as zonas onde estão instalados os pilares que servem de suporte ao mesmo para poder ver com olhos de ver que alguns deles já estão a ceder, e a uma velocidade incrível, pois, apesar de a construção ser data de apenas há 7 anos o desnível visível a olho nu é, como já disse de 20 a 30 centímetros. E isso é preocupante, tanto assim que, quem de direito tem de tomar rédeas à situação”.

Artigos Relacionados

6 Thoughts to “Estádio 11 de Novembro
está em perigo de desabar”

  1. domingos

    Não é de admirar, com tanto corrupto a roubar, pouco fica para construir com solidez, acontece com o estádio e muito provavelmente com a grade maioria de obras publicas, mas tenham calma, o estádio não irá ruir em breve, dever+a durar tanto tempo como a haver um estado justo e democrático, em que não haja tanto angolano a passar mal, fome, miséria, falta de cuidados médicos, não façam uma revolta , esperem sentados, enquanto os vossos conterrâneos morrem .

  2. Pedro

    Face a esse tipo de situação só podemos dizer que não temos até agora governantes sérios, todos estão atrás
    da micha infelizmente…

  3. AmAngola

    Não preocupa….
    Se China acabar, França, Alemanha…, Portugal vão nos ofertar do seu mealheiro!

  4. António Artur

    Esse é o grande problema do nosso país, Fiscalização.
    Com dizer a um investimento dessa magnitude, desmoronar bem menos que num período de 10 anos.

    Desgraça, investimentos mal investidos!

  5. Jose Respicio

    Não há problema!
    Quem projectou?
    Quem fiscalizou?
    Quem construiu?

    Reúnam todos e eles que expliquem….
    Mas juntem também quem foi o Dono da Obra…
    Depois cocluam…obviamente uma comissão independente e responsabilizem os culpados…A verdade agradeceria!

Leave a Comment