Dois novos petroleiros

A Sonangol Shipping adquiriu dois novos petroleiros, do tipo Suezmax, com capacidade para 1 milhão de barris de petróleo, que aumenta para doze o número de navios disponíveis na frota de transporte e comercialização de petróleo bruto.

Baptizados com os nomes de Sonangol Cazenga (homenageando um dos municípios históricos de Luanda), e Sonangol Maiombe (que distingue a segunda mais importante área florestal do mundo, em Cabinda), os dois navios foram construídos pela empresa DSME, da Coreia do Sul, nos estaleiros de Okpo, e apresentam várias inovações e tecnologia de ponta que se reflectem no desenho original e no desempenho de navegação em alto mar.

Estas características melhoram de forma significativa a eficiência das operações e colocam-nas em total respeito com as mais exigentes regulamentações ambientais do sector.

Para a Presidente do Conselho de Administração da Sonangol E.P., Isabel dos Santos, “a aquisição destes dois novos petroleiros está alinhada com a visão da nova Sonangol expressa no rigor e selectividade dos investimentos. O Cazenga e o Maiombe vão permitir que Angola, através da Sonangol, participe de forma activa, e lucrativa, no mercado internacional de Shipping!”

A concretização destas aquisições à DSME “confirma, igualmente, a excelência de relações entre a Sonangol e os seus parceiros internacionais” que permitiu a conclusão deste projecto dentro do prazo e com um custo menor do que o orçamentado. Os dois navios irão entrar ao serviço de imediato – o Cazenga em Abril e o Maiombe em Maio – fazendo nas viagens inaugurais diversos transportes já fretados por empresas do Médio Oriente.

Importa, ainda, salientar que a maioria dos tripulantes destes novos navios é de nacionalidade angolana, um facto que “releva o compromisso da Sonangol em investir, de forma contínua e crescente, na formação técnica e tecnológica dos seus quadros permitindo-lhes desempenhar funções profissionais no exigente mercado petrolífero, em qualquer parte do mundo”.

A cerimónia de entrega dos dois novos petroleiros, Cazenga e Maiombe, decorreu esta quinta-feira, 6 de Abril, na cidade sul-coreana de Okpo, na presença do Embaixador da República de Angola, Albino Malungo, e outros dignitários diplomáticos de Angola na Coreia do Sul, bem como de membros dos conselhos de Administração da DSME e da Sonangol.

Artigos Relacionados

Leave a Comment