PETRÓLEO, SEMPRE PETRÓLEO

ANGOLA. Nove das 10 maiores empresas exportadoras de Angola são petrolíferas, com vendas no primeiro trimestre do ano a somarem 297,8 mil milhões de kwanzas (1,6 mil milhões de euros), segundo dados da execução orçamental.

O documento do Ministério das Finanças, analisado pela Lusa, indica que no primeiro trimestre de 2016 a única empresa a figurar entre as 10 maiores exportadores de Angola fora do sector petrolífero foi a estatal Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam), que vendeu ao exterior 31,6 mil milhões de kwanzas (170 milhões de euros) em pedras preciosas já lapidas.

Esta empresa, filial da Endiama, concessionária do Estado para o sector diamantífero e responsável pela comercialização dos diamantes angolanos, registou um aumento de 92% face ao volume exportado no primeiro trimestre de 2015, o único caso de crescimento entre as 10 maiores exportadoras nacionais, subindo ao segundo posto.

O primeiro lugar da lista é ocupado pela maior empresa do regime, também pública, a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) EP, que exportou entre Janeiro e Março o equivalente a 125,9 mil milhões de kwanzas (678 milhões de euros), uma quebra homóloga de 54% que reflecte a forte descida na cotação do preço de petróleo no mercado internacional nos primeiros três meses de 2016.

Artigos Relacionados

Leave a Comment