Ecclesia, versão sonora do Pravda

O director da Rádio Ecclesia, padre Quintino Candange, e José Ribeiro, director do Jornal de Angola, são fuba do mesmo saco. Para sobreviver pensam com a barriga e têm o cérebro num buraco perto do umbigo…

Por Orlando Castro

O padre Quintino Candange diz que existem organizações internacionais que financiam órgãos de comunicação social em Angola com vista a derrubar o poder actual. Então Sr. padre Quintino Candange, não será altura de deixar de ser cobarde e dizer a todo o mundo quais são essas organizações internacionais e quais são esses meios de comunicação social?

A Rádio Ecclesia, com este etílico e cobarde devaneio do padre Quintino Candange, mostra que está – como o regime pretende – cada vez mais em sintonia com os autómatos dos meios públicos.

O padre Quintino Candange segue, aliás, a velha estratégia do sipaio director do Jornal de Angola (JA), órgão oficial do MPLA, correia de transmissão do regime ditatorial que (des)governa Angola desde 1975.

Tal como agora o padre Quintino Candange, também José Ribeiro vai ameaçando – como o fez no dia 12 de Maio de 2008 – divulgar “as listas dos nomes dos quadrilheiros portugueses capturadas no bunker de Jonas Savimbi no Andulo”.

Até hoje não o fez. Tal como o padre Quintino Candange, atira a pedra e esconde a pata. Então, camarada sipaio, director do JA, José Ribeiro, não será esta a melhor altura para divulgar essa lista? Então padre Quintino Candange, não será esta a altura para dizer ao mundo quais são essas organizações internacionais e quais são esses meios de comunicação social que ela financiam para derrubar o Governo?

Tudo leva a crer que o padre Quintino Candange é como José Ribeiro. Um, mais um, invertebrado néscio que pensa com a barriga e tem o cérebro no umbigo ou num buraco que fica perto.

Será que o dono do jornal, bem como do país, sua majestade o rei de Angola, José Eduardo dos Santos, deu ordens ao Jornal de Angola e à Rádio Ecclesia para fazerem tiro ao alvo com os seus fantasmas? Será que o rei tem medo da própria sombra, ou é só um pesadelo diário chamado Jonas Savimbi?

Continuamos, mesmo assim, à espera das listas de quadrilheiros portugueses e, já agora, também da imensa listagem dos oficiais das FAPLA e depois das FAA que trabalhavam para Savimbi, assim como dos padres e políticos do MPLA, alguns com altos cargos no Governo e que também eram assalariados do líder da UNITA, e ainda dos jornalistas (portugueses e angolanos), hoje rendidos aos encantos do MPLA, e que também eram amamentados por Savimbi.

“Basta de abusos e insultos”, advertia então o Jornal de Angola na última linha de um Editorial, sem avançar quaisquer pormenores sobre as “listas de quadrilheiros portugueses”, inferindo-se que se trata de aliados do ex-líder da UNITA, principal partido da oposição angolana, morto em combate em Fevereiro de 2002.

Continuando os “diamantes de sangue” angolano a circular pelos areópagos da alta finança mundial, embora com outro nome, assim como o “petróleo de sangue”, seria bom que se soubesse (santa ingenuidade a nossa!) a que “quadrilhas” servem agora. Será que vestem batina e trabalham na Rádio Ecclesia? Será compraram toneladas de vaselina e dirigem o Jornal de Angola?

Por tudo isto, força camaradas do MPLA/regime. Se tiverem tomates (não têm, nunca tiveram e nunca terão, como é bom de ver) não devem esperar. Mandem cá para fora tudo o que têm. Tudo. Tudo. Tudo significa tudo. Percebem?

Sob a batuta do MPLA, estes sipaios tipo José Ribeiro e Quintino Candange, servem-se do Jornal de Angola e da Rádio Ecclesia para divulgarem o que nem eles sabem o que quer dizer e, quem sabe, para esconderem “as listas dos nomes dos quadrilheiros capturadas no bunker de Jonas Savimbi no Andulo” onde se calhar figuram alguns deles.

Artigos Relacionados

Leave a Comment