CUÍTO FESTEJA 81 ANOS

ANGOLA. O município do Cuíto, capital da província do Bié, comemora hoje, 31 de Agosto, 81 anos desde que foi elevada, em 1935, à categoria de cidade, sob proposta dos seus habitantes na época.

O Cuíto, denominado anteriormente por Silva Porto, é um dos nove municípios que compõe a província do Bié e está situado no planalto central de Angola.

Habitam na cidade do Cuíto vários grupos etnolinguísticos, sendo a maior parte destes ovimbundos, em menor número os ovinganguelas, tchokwes, songos e outros, devido, em grande parte, ao conflito armado que o país viveu.

Reza a história que o distrito do Bié foi fundado em 1922 por Vié, no século XVIII, caçador de elefantes de origem Umbi, que depois de se instalar na região de Belmonte tornou-se o soberano da região.

A Vila de Silva Porto, segundo fontes escritas, foi elevada à categoria de cidade pelo diploma legislativo nº 740 de 31 de Agosto de 1935, sob proposta dos habitantes, através do estatuto de vila, por ser uma região onde iniciaram as campanhas de penetração portuguesa com destino ao leste de Angola.

Artigos Relacionados

Leave a Comment