Apartheid do MPLA escraviza angolanas

Uma bala / Um assassino / Um menino inocente / Uma morte / Foi o fim / Não!

Por William Tonet

Recolhido, fisicamente, nos braços de um desconhecido, a inanição de Hector Pieterson, ganhou outra vida nas vidas de outros carreiros da liberdade e avenidas do mundo democrático. O mundo deu-lhe direito à vida. Eterna!

Sim!

Porque Hector não foi subterrado pelas areias do Soweto, ergueu-se e caminhou, todos os dias, de 1976 – Joanesburgo, em direcção à escola, exigindo melhor ensino, fim da discriminação racial e liberdade, até o escancarar das algemas de Nelson Mandela, em Roben Islands, em 1990. Nova aurora.

Na verdadeira acepção, quem em 16 de Junho de 76 assinou, ante a impetuosidade de uma criança inofensiva, um atestado de morte foi o regime anacrónico do apartheid de Pieter Botha.

O grito infantil, qual hino da LIBERDADE, ecoou das entranhas do Soweto, para o mundo, avisando todos os outros “apartheides”; brancos ou negros, que têm os dias contados, por muito que “madura, castramente, obianguemente ou santissimamente”, sejam os seus arsenais bélicos.

O regime de Angola, belicamente, liderado pelo Engenheiro José Eduardo dos Santos, infelizmente, custa-me dizê-lo, terá substituído na perfeição o do apartheid, quando os seus órgãos de Segurança e de Saúde Pública, assassinam, todos os dias, 500 crianças inocentes, negando-lhes um comprimido, uma ampola, uma injecção nos hospitais de Luanda, para debelar doenças da revolução “emepelista”, que os colonialistas portugueses, haviam eliminado ou baixado os seus níveis.

Hoje a malária, febre-amarela, cólera, doença do sono, tuberculose, são a imagem de marca de uma incompetência governativa, que quando reivindicada é recebida à bala. E, quando os jovens querem vencer o analfabetismo, clamando por ensino, melhor ensino, comida, saúde, um país mais igual e oportunidade para todos, mesmo na leitura de um livro sobre Ditadura e Democracia, as forças bélicas do regime, arreganham as unhas, amordaçando e encarcerando-os, nas suas fedorentas masmorras.

Quando se tentam manifestar-se pró liberdade, dos excessos de poder, da corrupção, são assassinados à bala e os assassinos, premiados, tal como aconteceu com Cassule, Kamulingue e Ganga.

Tudo isso à semelhança do que aconteceu em 1976, no Soweto, continua a ser uma realidade, em Angola, com dirigentes negros, há 40 anos no poder, na contínua exploração da maioria preta.

Na África do Sul ante a sucessão dos erros do então presidente, os membros do Partido Nacional, no poder, exigiram-lhe uma inversão no rumo, para não soçobrarem todos.

Em Angola 2016, os dirigentes do MPLA são impotentes e incompetentes, para esta empreitada, assistindo serenos à transformação da República, por parte do seu líder, em Monarquia, colocando a riqueza do país na mão dos filhos, familiares e aliados transformados em barões.

No dia 16 de Junho de 2016, não acredito que o MPLA ou o Titular do Poder Executivo, tenham moral de falar em direitos da criança angolana, quando conscientemente as assassinam todos os dias com balas reais ou outras.

Nesta data é necessário que elas e os jovens continuem a lutar em busca da liberdade e do fim da concentração da riqueza de um país, que se diz de direito e democrático, nas mãos de uma oligarquia familiar corrupta, que age como uma verdadeira ditadura num Reino que se orgulha nas semelhanças de se ter convertido no apartheid negro do MPLA.

Artigos Relacionados

Leave a Comment