Portugal. Até prova em contrário, negros são obviamente… culpados

Portugal. Até prova em contrário, negros são obviamente... culpados - Folha 8

“Os polícias disseram que nós, africanos, temos de morrer”. “Vocês têm sorte que a lei não permite, senão seriam todos executados”. “Deviam alistar-se no Estado Islâmico”.

E stas são, segundo o jornal português Público, frases ouvidas pelos jovens “detidos pelos agentes da esquadra da PSP de Alfragide”, para além de pontapés, tiros, e violência verbal. A Polícia, como é óbvio, desmente.

Em Portugal, apesar da evolução mental registada, ser africano é sinónimo de negro, de empregado da construção civil, de mulher da limpeza, de marginal.

Dir-nos-ão que não é uma questão de racismo mas, talvez, de ignorância. Na melhor das hipóteses admitimos que seja uma simbiose das duas.

De qualquer modo chateia ver, por exemplo, uma Comunicação Social supostamente nada racista e intelectualmente válida a confundir com muita assiduidade a estrada da Beira com a beira da estrada. Não é, reconheça-se, o caso do Público.

Estamos fartos de, entre dois eventuais autores – um negro e outro branco – de um qualquer crime, o suspeito principal ser sempre o negro. Estamos fartos dos discursos e das práticas racistas que, depois de tantos anos de democracia, associam a população negra a toda a criminalidade.

Para além de os dados estatísticos da população prisional portuguesa não permitirem tão leviana conclusão, os problemas devem ser analisados não em função da cor mas sobretudo da realidade social, económica, política e cultural em que se inserem.

Por alguma razão Portugal está na cauda Europa e, com a sua manifesta mas não assumida ignorância, contribui para que muita boa gente veja a diferença como um perigo.

Ao passar a imagem de que africanos só são negros, de que os culpados são quase sempre negros, Portugal corre o sério risco de arcar com o rótulo de – para além de último descolonizador – ser um país racista.

Vejamos, com a devida vénia, o excelente trabalho de Joana Gorjão Henriques, publicado no Público:

“Os habitantes da Cova da Moura estão habituados a ver polícia neste bairro da Amadora. Volta e meia aparecem para fazer rusgas. Na quinta-feira, 5 de Fevereiro, “por volta do meio-dia”, Bruno Lopes estava na Rua do Moinho quando “pelo menos seis” agentes da polícia abordaram “duas pessoas”.

Um dos polícias começa a rir para Bruno, que vira a cara. Bruno conversa com o primo e ri-se com ele. O polícia diz-lhe: ‘Estás-te a rir, olha que podes perder o sorriso”. O primo sugere que entrem no café, e em crioulo, Bruno diz que não tem de sair de onde está. O polícia quer saber do que falam, e encosta-o à parede. Vêm mais dois agentes que o agridem. Bruno não ofereceu resistência alguma. Isto é versão de Bruno Lopes, 24 anos.

Da varanda de sua casa, Jailza Sousa, 29 anos, cabo-verdiana voluntária no Moinho da Juventude, vê-o “a levar chapadas”, e Bruno sem reagir, “nada que desse origem àquilo tudo”. Bruno ouviu uma voz feminina a gritar aos polícias: “Parem”. De nada serviu.

– Começaram a bater até fazer sangue, lembra Jailza.

Na rua em baixo, em casa, Celso Lopes ouve um, dois, três, quatro, cinco disparos.

– O policial apontou para mim e disparou uma vez, tornou a carregar e a disparar, diz Jailza, com os cartuchos das balas de borracha na mão. O meu filho viu, está traumatizado.

Bruno Lopes é algemado e levado para a esquadra de Alfragide, a cerca de um quilómetro dali.

– Bateram-me com o cassetete, davam pontapés, conta. – Diziam-me para me candidatar ao Estado Islâmico. Chamavam pretos, macacos, que iam exterminar a nossa raça.

Quatro dias depois, na segunda-feira, junto ao café ainda se vêem umas pingas de sangue. Jailza tem duas marcas das balas de borracha com que foi atingida: uma na nádega, outra no peito. Mostra-nos as sequelas, envergonhada, numa das salas de leitura da biblioteca do Moinho.

Bruno seria libertado na sexta-feira. Foi acusado na altura de ter lançado uma pedra e partido um vidro da carrinha da polícia. Nega tudo. “Se estava a ser revistado, como é que podia ter lançado uma pedra?”

Abertura de inquérito

O PÚBLICO deslocou-se à esquadra de Alfragide para confrontar os polícias com todas as acusações que aqui reproduzimos, mas o chefe desta unidade remeteu para as relações públicas da PSP. Têm uma versão contraditória dos factos. Por seu lado, a direcção nacional desta polícia garantiu-nos que o incidente foi “objecto do tratamento previsto para qualquer situação de acção/intervenção policial”. Abriu um inquérito interno. Aguarda os trâmites legais e não faz comentários, mesmo depois de confrontada com as acusações. A Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) também abriu um inquérito à actuação da PSP.

O Moinho da Juventude, projecto comunitário que existe há 30 anos na Cova da Moura, já recebeu diversos prémios como o de Direitos Humanos da Assembleia da República. Flávio Almada, conhecido como Lbc na sua pele de rapper, membro da direcção, é formado em tradução, está a preparar uma candidatura a um doutoramento, e participou em projectos como o ALICE, coordenado por Boaventura de Sousa Santos. Trabalha com crianças e jovens e muitas vezes Jailza ajuda-o. Cruzou-se com ela na quinta-feira e viu-a a chorar. Perguntou o que tinha acontecido. Decidiu ir à esquadra perceber o que se passara com Bruno. Celso Lopes, também da direcção do Moinho, investigador social, acompanhou-o. Juntaram-se mais amigos de Bruno.

– Chegámos à porta da esquadra e estavam três agentes. Dissemos que éramos do Moinho e queríamos falar com o chefe. A abordagem deles foi logo agressiva: ‘Esperem na porta, não vão entrar’. Dois foram para dentro e gritaram: ‘Malta! Disseram: ‘basa daqui’.

Flávio não consegue reproduzir com detalhe tudo o que se passou, pois tudo se passou muito rápido. Garante que não houve qualquer tipo de provocação, agressão, violência.

– Não somos malucos. Sabemos a intervenção que eles fazem.

Sabe que ouviu um primeiro tiro e depois outro e Celso atingido na perna. Celso diz que mais de uma dezena de agentes apareceram a seguir. E que no meio dos insultos foi pontapeado até que:

– O polícia que me baleou duas vezes fez um disparo e fez ricochete e atinge-me na perna. Quando me viro para dizer ao Flávio, ele dá um segundo tiro na perna. Dentro da esquadra há um hall que tem uma secretária e mandaram-me contra um pneu. Mas depois o polícia disse: ‘Não, a merda tem que estar no chão.’ “

Artigos Relacionados

One Thought to “Portugal. Até prova em contrário, negros são obviamente… culpados”

  1. Marcelo Aratum

    Pois é, sempre nas lamentações! Com isso, vem sempre as perguntas inquietantes: Você, ele e eu o que fizemos para mudar esse paradigma? Nada. Pelo contrário, até hoje, implicitamente, temos na cabeça que somos inferiores a eles, que, às vezes, se revela em nossa própria realidade. Nem vou ariscar a dizer que eles mandam na África ou não, mas, o que está em jogo no continente africano com os próprios africanos, não vejo nada diferente, ou pior até. Quantos guineenses que já foram mortos pelos policiais guineenses? Será que um jovem português, na Guiné-Bissau, já foi morto ou torturado? Olha, os guineenses sofrem fora e sofrem muito mais no seu próprio país. Vou contar uma estorinha, para quem não sabe: houve um pequeno desentendimento, na Guiné-Bissau, em Bandim, zona sete, entre um guineense e um comerciante mauritaniano, e este, mauritaniano, no caso, por sua vez, já que ele sabe como funcionam as coisas na Guiné, mandou chamar os policiais para retirar o rapaz no estabelecimento. Quando os policiais chegaram, caíram acima do rapaz, a mãe deste pedindo socorro até rapaz se esfriou sob a força dos cassetetes. Agora, responda: são os policiais estrangeiros que mataram este rapaz? Não. Os policiais guineenses mataram um guineense ao mando de um estrangeiro. Não adianta lamentar que somos sempre suspeitos e culpados. isso acontece lamentavelmente no próprio continente africano. Não por acaso que os islões estão lutando pela soberania deles. E nós? Simplesmente jogando pedra contra eles, achando que são culpados de tudo, pior de tudo, estamos guerreando, matando uns aos outros todos os dias. Depois de tudo vem as lágrimas de lamentações. Concluindo, as lamentações não vão mudar nada: Você, ele e eu temos que agir, mudar a nossa forma de pensar o mundo. Caso contrário o negro de forma geral nunca terá…
    Marcelo Aratum
    Abraços!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leave a Comment