Dá para aprender alguma coisa com a China?

Dá para aprender alguma coisa com a China? - Folha 8

Dezasseis oficiais superiores das Forças Armadas chinesas foram “colocados sob investigação” em 2014 por suspeita de corrupção, anunciou hoje a imprensa oficial.

O s três últimos processos conhecidos, instaurados em Novembro e Dezembro passado, envolvem nomeadamente o general Liu Zheng, vice-director do Departamento-geral de Logística do Exército Popular de Libertação (o nome oficial das Forças Armadas da China, constituída por cerca de 2,3 milhões de efectivos).

Liu Zheng substituiu em Dezembro de 2012 o general Gu Junshan, afastado por ter alegadamente recebido mais de 600 milhões de yuan (cerca de 83 milhões de euros) em subornos.

Entre os 16 oficiais superiores investigados em 2014 sobressai um ex-vice-presidente da Comissão Militar Central, general Xu Caihuo, a mais alta patente militar presa chinesa por corrupção em mais de três décadas.

A divulgação da lista dos referidos oficiais ocorre dias depois do presidente chinês, Xi Jinping, ter prometido “manter bem afiada a espada da anticorrupção”

Xi Jinping, que é também secretário-geral do Partido Comunista Chinês e presidente da Comissão Militar Central, qualificou o combate à corrupção como “uma questão de vida ou de morte para o Partido Comunista e a nação”.

Dezenas de quadros dirigentes com a categoria de vice-ministro ou superior, entre os quais o ex-chefe da Segurança do país Zhou Yongkang, foram presos desde que Xi Jinping assumiu a chefia do PCC, em Novembro de 2012.

Artigos Relacionados

Leave a Comment