Candidatura de Mbanza Congo incompleta

Candidatura de Mbanza Congo incompleta - Folha 8

A candidatura para a inscrição na lista de património mundial da UNESCO da cidade histórica de Mbanza Congo, na província do Zaire, foi considerada incompleta, disseram fontes da UNESCO em Paris.

U ma carta já teria sido endereçada à ministra da Cultura de Angola, há cerca de uma semana, apresentando as razões pelas quais o dossier foi considerado incompleto pelo Centro do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

A entrega formal da candidatura da cidade histórica do norte de Angola tinha dado entrada no final do mês de Janeiro, sete anos depois de iniciado o processo.

O projecto “Mbanza Congo, cidade a desenterrar para preservar” tinha como principal propósito a inscrição desta capital do antigo Reino do Congo, fundado no século XIII, na lista do património mundial da UNESCO.

Os trabalhos arqueológicos realizados no local envolveram a medição da fundação de pedras descobertas no local denominado de “Tadi dia Bukukua”, supostamente o antigo palácio real.

Artigos Relacionados

Leave a Comment